Quem somos

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio.

Diretoria Executiva

Carlos Henrique Mencaci

Diretor Presidente

Valter Aparecido Lopes

Diretor Vice-Presidente

John Maick Vieira

Diretor de Relações Públicas

Rogério Caetano

Diretor Administrativo Financeiro

Mauro de Oliveira

Diretor de Comunicação

Conselho Fiscal

Giuliano Bortoluci

Seme Arone Júnior

Gabriel Pereira Abagge

Conselho de Ética

Guilherme Almada Morais

Rosângela Lima

Rodrigo de Barros Neves

Os componentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal não recebem remuneração de qualquer espécie, pelo exercício de seus cargos, na Abres.

Objetivos da Abres

1. Promover e divulgar o Estágio junto às comunidades no Brasil, estimulando a formação profissional de jovens estudantes como agentes inovadores, enquanto treinados e inseridos no mercado de trabalho.

2. Contribuir com as Instituições Nacionais com dados quantitativos e qualitativos da atividade “Estágio”.

3. Promover ações que propiciem manter a existência “legal” de Agentes de Integração, conforme a legislação vigente, com ou sem fins lucrativos.

4. Coibir, denunciar e propugnar pela total liberdade e ética na interação entre Estudantes, Escolas, Empresas e Agentes de Integração envolvidos no processo do Estágio.

5. Promover ações de mercado, isolada ou conjunta, para ampliar a inserção de estagiários em todos os segmentos da nossa economia.

6. Promover a credibilidade e a confiabilidade dos Agentes de Integração, bem como fazer uso do seu conhecimento na atividade para dinamizar e incrementar a disponibilidade de Estágios no Brasil.

7. Promover entre os partícipes desta área, palestras e cursos gratuitos para o desenvolvimento técnico, científico e cultural dos estudantes brasileiros.

8. Promover, em parceria com o poder público, a real inclusão social de jovens em situação de risco, auxiliando-os na obtenção de Estágios remunerados e inserindo-os no mercado de trabalho.

Inclusão Social

O estágio é melhor e maior forma de inserir o jovem no mercado. De acordo com o Artigo 1º da Lei 11.788/2008 (Lei de Estágio), só pode estagiar quem estiver “frequentando e regularmente matriculado em uma instituição de ensino”. Com a bolsa-auxílio, o ato educativo escolar é um grande patrocinador dos estudos.

Além disso, a modalidade proporciona cidadania, formação de caráter, contato com o ambiente corporativo e, adicionalmente, os afastam dos desvios de trajetória, tão comuns nessa faixa etária. Essa experiência é necessária para a formação da sua personalidade, normalmente cheia de conflitos diante dos inúmeros desafios do dia a dia de um adolescente.

O objetivo maior da Lei 11.788/2008 é estimular a permanência do jovem na escola e o seu ingresso no mercado de trabalho, podendo afetar positivamente a vida de milhares de estudantes em todo o país. Por outro lado, as empresas ganham dispensa em encargos sociais trabalhistas como INSS e FGTS, bem como isenção de multas rescisórias, uma justa troca para incentivar e ampliar os programas de estágios em todo o país.

Diversidade nas empresas

Em 2019, a Abres assinou um pacto com o Ministério Público do Trabalho – MPT para ser parceira na promoção da inserção de jovens negras e negros no mercado de trabalho por meio dos seus agentes de integração associados.

A iniciativa foi elaborada democraticamente, com ampla e efetiva participação dos interessados da temática. É um instrumento não punitivo, voltado ao desenvolvimento de políticas internas de promoção de equidade étnico-racial das corporações.

Para ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.