Sua empresa possui um programa de estágio? Investir nesse modelo de contratação pode ser o passo faltante para alavancar a atuação do seu negócio. Quem aposta nessa força de trabalho, expõe ao mercado uma marca empregadora preocupada com a inserção laboral e atualizada perante o meio. Além disso, consegue ampliar os horizontes e nutrir-se com novidade. Conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), em outubro de 2022, existem apenas 900 mil estudantes nessa posição no país. Esse número representa 5,2% dos jovens e adultos presentes nos níveis médio, técnico e superior. Quer ajudar a reverter esse cenário e impulsionar sua companhia? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Vínculo com o ensino
Por lei, para se contratar um indivíduo ao cargo de estagiário, ele – obrigatoriamente – deve estar vinculado e ativo em uma instituição de ensino. Logo, a disposição para aprender revela-se como pilar fundamental do ato educativo escolar supervisionado. Quem dedica-se dentro das salas de aula tem o dever de estender seus esforços e maneiras aos escritórios. Seja dentro ou fora de uma classe, cabe ao estudante guiar-se por meio do ímpeto do conhecimento. Sua absorção é chave para promover o desenvolvimento racional do indivíduo.
A experiência entra nessa equação como uma peça de quebra-cabeça faltante. Por meio do estudo, o educando é capaz de aprimorar – primordialmente – seu âmbito teórico, o qual dá sustento à tomada de decisões e embasamento à crítica. No entanto, é dentro do ecossistema laboral onde a apreensão da técnica torna-se viável. Por isso, costuma ser de extrema relevância para o aluno dedicar todo seu foco aos ordenamentos e orientações passados por um gestor. Contar com esse elemento dentro de seu quadro de funcionários é apostar em proatividade, evolução e ouvidos abertos. De sobra, ainda auxilia-se na aquisição de repertório e elaboração de um currículo.
Troca de apredizados
Com o investimento nesse público, a absorção de conteúdo não se prova unilateral. Pelo contrário, os contratados também demonstram-se abertos para transmitir novos pontos de vista à organização. De modo geral, o engajamento intrínseco ao perfil do aspirante norteia a sucessão de afazeres e proporciona o compartilhamento de qualidades. “Um estagiário pode, por muitas vezes, trazer uma solução a qual um executivo de alto padrão não conseguira visualizar. Por isso, é crucial para a estrutura de um local de ofício estar sempre aberto a ouvir, seja quem for. Essa experiência trocada, o empirismo, revela aprendizados inimagináveis. Valorize quem atua nesses cargos, eles têm muito a ensinar”, ressalta Ronan Freitas, diretor da Estágio Fácil Agente de Integração Escola – Empresa.
Por estarem em contato direto com as faculdades, os discentes tornam-se parte do mecanismo vivo responsável por mover a máquina dos saberes. Dessa forma, dispõe-se como indivíduos sempre atualizados às novidades e preenchidos com percepções peculiares. Esse contexto de pesquisa impulsiona o potencial criativo, o qual pode ser propagado às entidades contratantes. “Qualquer tipo de talento em construção, escondido dentro de uma organização, deve ser revelado e escutado. A partir disso, ele poderá direcionar a instituição para caminhos não antes idealizados. O know how teórico e acadêmico proporcionado só vem a agregar”, pontua Freitas.
Absorção da cultura
Cada vez mais, a cultura organizacional apresenta-se como base de uma atuação consciente e efetiva. Todavia, para implementar esse sistema no cotidiano dos empregados, costuma-se demandar muito tempo, treinamento e persistência. Despir um servidor de suas crenças anteriores – adquiridas em uma corporação terceira – para inserir um novo método de pensamento é um desafio. Esse percalço já não é problema para os noviços. Durante sua estadia no expediente, a compreensão dos hábitos torna-se algo orgânico. “Esse intercâmbio é rico e possibilita a superação de metas por meio do vínculo criado com o gestor. Além disso, impulsiona o chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), referência na área do varejo”, afirma o diretor da Estágio Fácil.
Impacto social do estágio
Além das vantagens atreladas à produtividade ocupacional, investir nesse método de contratação também auxilia imageticamente o seu estabelecimento. Ou seja, apostar no ingresso de alunos no mercado de trabalho é um ótimo item para abrilhantar a vitrine do seu negócio. Trata-se de uma corrente de atuação atualizada e preocupada com pautas contemporâneas. Complementar os bons resultados com o estabelecimento de uma marca é fundamental. “Responsabilidade social é um tópico muito bem visto pelas firmas. Quem investe nesse cuidado, cria a possibilidade de tecer networking com o seu contexto. Ou seja, com planejamento, organização e cuidado com o próximo, consegue-se aproveitar ao máximo cada ponto de sua atividade”, reitera Freitas.
Traçar objetivos centralizados nesse ímpeto demonstra uma preocupação além do próprio sucesso. Trata-se de um ato solícito, o qual estende as mãos a fim de propiciar um futuro melhor às próximas gerações. Uma decisão como essa não está presa no mundo das ideias ou na especulação de capital, fala-se a respeito de uma política capaz de alterar vidas. A vaga de estágio pode ser responsável por financiar a mensalidade de universidades, auxiliar nas compras domésticas ou promover capacitações. Por isso, dar esse “empurrãozinho” vai além do gesto. Um futuro gerente, empresário ou CEO pode dar o seu primeiro passo a partir de um decreto proporcionado pela sua entidade. Fomente sonhos.
Vantagens da legislação
Ademais, é recomendável salientar alguns benefícios conferidos pela Lei 11.788/2008. A chamada “Lei de Estágio” presta assistência ao tornar o recrutamento de principiantes mais seguro e fiscalizado. O seu 1º artigo define a prática como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”. Essa delimitação implica no lecionando estar – obrigatoriamente – ligado a uma associação de docência. Isso garante ao contratante uma divisão de responsabilidades sobre o aulista. A partir disso, quaisquer relatórios de desempenho contarão com a ajuda da escola, faculdade ou universidade.
Para facilitar todo o processo de contratação e diminuir burocracias aliadas a isso, os agentes de integração têm um papel fundamental para auxiliar no cumprimento das exigências legais, bem como na manutenção jurídica. Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto ou mesmo quer encontrar o candidato ideal para o seu negócio, fale com nossos associados! Entre em contato com a Estágio Fácil para ser sua aliada!
Ficou entusiasmado com a quantidade de benefícios? Já está pronto para ir atrás de quem te ajudará a desenvolver o seu estabelecimento cada vez mais? Então, não perca tempo e explore essas chances! A abertura de vagas tem o poder de transformar vidas. Agora está na sua vez de mudar junto com elas.