Contratar estudantes é a aposta certa para ter jovialidade, criatividade e energia na equipe.
Investir na contratação de estagiários pode alavancar a atuação de uma marca e trazer ganhos significativos para as corporações. Essa é uma alternativa relevante para todos os tipos de negócio. Nesta matéria da TV Abres, explicaremos mais sobre esse impacto nas organizações.
O estágio é, geralmente, a primeira experiência dos estudantes. É o ponto de partida para a maioria dos seus objetivos de carreira e suas ambições. Essa admissão é uma via de mão dupla para beneficiar ainda mais o contratante.
É preciso enxergar o valor destes profissionais em desenvolvimento, bem como o potencial de progresso dos empreendimentos junto a eles. Além de considerá-los integralmente como parte da empresa, tanto para serem instruídos, como para contribuir.
Para muitos decisores, são a renovação da energia no dia a dia. Segundo Hugo Pereira, diretor do jornal São Paulo de Fato, representam a sede de aprender: “eles acabam mergulhando no ensinamento passado, isso é muito importante”, declara.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego, entre a população de 18 a 24 anos, foi de 19,3% no segundo trimestre de 2023. No Brasil, apenas 5,2% dos alunos entre o ensino médio, técnico e superior, estão estagiando. Reverter esse quadro garante a inserção de todos e a atualização da força laboral.
A atividade é definida pela Lei 11.788/2008 como o ato educativo escolar supervisionado, ou seja, configura a ocasião ideal de pôr em prática o conteúdo da formação e garantir a absorção do conhecimento.
Por que investir na contratação de estagiários?
É uma aposta certeira em proatividade, evolução e ouvidos abertos. As novas mentes contribuem na aquisição de repertório com novidades e com um adendo: o brilho no olho da primeira oportunidade!
Além disso, esse “frescor de ideias” motiva até mesmo os efetivados a engajarem na solução de problemas e serem mais criativos. Eventualmente, promovem a atualização de ferramentas e tendências com mais facilidade, potencializando essas inovações na troca com os mais experientes.
Para muitos, essa conquista é um momento de mudança completa. A bolsa-auxílio, por exemplo, pode possibilitar o financiamento da mensalidade de universidades, compras domésticas ou promover capacitações. Por isso, a iniciativa de conceder essa chance pode ser o caminho para a concepção de um futuro gerente, empresário ou líder com potencial de elevar a instituição.
Os próximos líderes
Não obstante, eles são a gestão do futuro! Segundo dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), cerca de 60% são efetivados. Garanta o aperfeiçoamento constante do seu negócio com a admissão de integrantes da nova geração. O trabalho feito com garra gera cada vez mais resultados. Para potencializá-los, sempre ofereça capacitação e treinamento, possibilitando a execução de suas funções com excelência.
É indispensável aprimorar as habilidades de forma contínua e exponencial, tanto para gestores quanto para os demais componentes do grupo. Para quem está em sala de aula, o fluxo de aprendizado é ainda mais natural, por isso, os líderes devem aproveitar esse momento para implementar desde já o “lifelong learning” e construir uma boa bagagem para quem será treinado.
Para Igor Silva, CEO da IS Consultoria, pessoas em início de carreira possuem um papel basilar na vivência empresarial. “Eles trazem consigo grandes ideias, entusiasmo, e isso transforma a energia do ambiente”, comenta. Além disso, oferecem a possibilidade de terem seus talentos desenvolvidos aos moldes da corporação, para assumir grandes cargos no futuro, se tornando personagens do alto escalão. Em algum tempo, eles serão maioria no time, responsáveis por modificar a cultura interna.
Os impactos dos jovens candidatos
Em consonância, novos indivíduos trazem ideias inéditas e uma força renovada. O impacto social do engajamento conjunto em pautas da atualidade, o posicionamento e o debate, mostram um compromisso para além da organização – é uma preocupação com a sociedade como um todo. Esse posicionamento ajuda a manter uma boa imagem externa.
A companhia evolui junto com esses trabalhadores, portanto, é a modalidade ideal para gerar um crescimento alinhado de toda a equipe. No Brasil, há cerca de 17,4 milhões de jovens procurando por uma vaga. Investir nesses membros promove a integração e renovação do seu empreendimento e do mercado nacional, a longo prazo.
Para contratar o aspirante ideal, é primordial analisar os perfis corretamente – desde o currículo, até os atributos mostrados nas dinâmicas seguintes. Delimite alguns parâmetros e analise se o seu candidato está alinhado com o ramo, tem experiências relevantes e coerentes com a sua proposta, se dedica a diferentes projetos, possui as soft e hard skills necessárias, entre outros fatores.
A legislação
É pensada na articulação da esfera acadêmica junto à vivência trabalhista, permitindo a aplicação das aulas na prática. No entanto, ainda é imprescindível priorizar os estudos e, por isso, deve-se seguir todas as exigências legais.
A carga horária, por exemplo, é limitada para não afetar a rotina estudantil. A jornada máxima exercida por alunos do ensino médio, médio técnico e superior é de 6 horas por dia e 30 horas semanais. O horário limita-se a 4 horas diárias e 20 semanais para educandos dos dois últimos anos do ensino fundamental na modalidade Educação Para Jovens Adultos (EJA) ou educação especial.
A legislação também especifica outros direitos e funções de todos os envolvidos no processo, articulado entre as três partes fundamentais: contratado, concedente e instituição de ensino; com duração máxima de dois anos, exceto para pessoas com deficiência.
Qualquer pessoa jurídica de direito privado, órgãos de administração pública de ordem direta e profissionais com registro em conselho regional, podem contratar nessa modalidade. O único pré-requisito é estar matriculado no ensino médio, profissionalizante ou superior.
Os agentes de integração têm um papel fundamental para auxiliar no cumprimento das normas e na manutenção jurídica. O número de estagiários por entidade é calculado proporcionalmente ao número de efetivos, que podem supervisionar os novatos.
São inúmeros benefícios e vantagens na contratação. Se você é um gestor buscando melhorias no seu negócio, basta entrar em contato com algum dos nossos parceiros. Temos dezenas de agentes de integração associados disponíveis para te auxiliar. Acompanhe a TV Abres para mais conteúdo sobre estágio.