Por que se manter sempre aprendendo?

Assim como os estagiários, os gestores precisam focar na atualização constante

Sempre comento aquela máxima muito conhecida: “conhecimento nunca é demais”. Isso porque, com as atualizações constantes do mercado de trabalho, estagiários e gestores começaram a entender a importância de se manter sempre estudando. Principalmente para quem já atua há muito tempo em uma mesma corporação e possui aquela bagagem. Nesse sentido, decidi escrever sobre o conceito de “lifelong learning” e como é fundamental seguir nessa estratégia. 

O que significa o conceito de Lifelong Learning e por que é tão importante? 

Tendo em vista a tradução livre para o português, a expressão “lifelong learning” significa algo como “aprendizado ao longo da vida”. Ou seja, pode ser vista como o ditado popular: “ser eterno aprendiz”. Afinal, nunca é cedo ou tarde para conhecer algo novo e nisso nossos estagiários são experts. 

Além de estarem em constante atualização por conta das salas de aula, também são responsáveis por buscar estudos cada vez mais aprofundados por diversos temas. Entretanto, sempre focando naquele a qual possui mais interesse, de modo a aumentar suas habilidades pertinentes à carreira. 

Assim como essa turma, os líderes também precisam de uma educação contínua. Logo, o investimento em qualificação profissional nunca deve parar, não importa a idade ou atual estado de um indivíduo. Dentro de um contexto corporativo, essa forma de pensar é responsável pela elaboração das táticas mais assertivas, mantendo um profissional competitivo na esfera laboral. 

Vale ressaltar: a formação no ensino médio, técnico e superior é apenas uma parte de toda a capacitação. Isso porque o especialista deve sempre buscar realizar treinamentos, cursos complementares, participar de workshops, palestras, entre outras maneiras de agregar  valor para sua carreira. 

Por isso, sempre pontuo como conhecimento é a porta de entrada. Não somente quanto ao contato com o meio profissional proporcionado pelo estágio, tendo em vista a necessidade de estar regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino, mas também em geral, como mais networking e aprender aqueles macetes de quem tem mais experiência. 

Diante desse cenário, fica fácil entender a relevância do lifelong learning. A aprendizagem de qualquer profissional, independentemente de seu segmento de ocupação, deve ser um processo contínuo, sem fim. Assim, é possível criar uma jornada de desenvolvimento e ser cada vez mais destaque por onde passar.

Os profissionais 50+ são experts quando o assunto é “aprender a aprender” 

De acordo com a Pesquisa de Remuneração Total 2022, realizada pela Mercer e contando com quase 900 empresas e 2 milhões de respondentes, as áreas com maior percentual de trabalhadores com mais idade são: “Produção (Operação, Fábrica, Manutenção), Administrativo e Vendas”. Com as evoluções do meio empresarial, essencialmente as impulsionadas pela pandemia, tornou-se vital atualizar as competências para permanecer ativo e indispensável. 

Para os talentos 50+ existe uma série de paradigmas envolvendo ideias antiquadas, com generalizações muitas vezes banais. A discussão com relação ao etarismo está só começando no ambiente corporativo. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 55 milhões de brasileiros com mais de 50 anos, ou seja, 26% da população atual do país. Para 2030, o número de indivíduos com mais de 65 anos será maior se comparado com o índice de crianças. 

Por isso, é fundamental focar em sempre evoluir suas próprias competências. Nesse sentido, deve acontecer em campos distintos das especializações para incorporar diferentes conceitos, métodos e ideias. Assim, instalando novas possibilidades de projetos, caminhos e resultados. Além disso, é perceptível como as vivências acumuladas contribuem para as atividades da posição e performance de qualquer companhia. 

Nesse sentido, cada vez mais profissionais 50+ buscam o estágio como forma de requalificação, bem como transição de carreira. Ligados à uma faculdade, podem turbinar suas aptidões e construir uma boa rede de contatos. Para as corporações, isso não poderia ser mais vantajoso. Afinal, contar com um talento cheio de conhecimentos prévios e atualização constante é uma estratégia de sucesso. 

Por que contratar estagiários com mais de 50 anos é uma tática de sucesso? 

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), temos 17,2 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Infelizmente, quem possui 50+ ainda esbarra com barreiras negativas. Porém, os dados traduzem a maior longevidade em nosso país e contar com essa mão de obra é extremamente vantajoso. 

Por isso, sempre ressalto a importância de não ter um filtro etário na hora de fazer uma admissão ou criar uma vaga. Afinal, qualquer companhia busca pessoas talentosas para somar no time e isso vai muito além da idade. Além disso, quem reúne décadas de aprendizados, às vezes com alto grau de especialização, vai agregar muito no dia a dia corporativo. 

Pensando nisso, compartilho alguns bons motivos para contratar os profissionais 50+. Veja: 

1) Tenha mais estabilidade: 

Em geral, essa comunidade não costuma ser vulnerável frente às ofertas do mercado, estão mais focados na estabilidade. Como consequência, isso reflete em maior retenção de talentos. 

2) Conte com um profissional completo:

Pare e pense no conjunto de competências mentais das quais você mais busca em um ótimo colaborador: capacidade de gerenciamento, senso de liderança, comunicação eficaz e, sobretudo, empatia. Todas essas qualidades são lapidadas à medida do envelhecimento. 

3) Ganhe colaboração em alta: 

Em suma, esses cooperadores desempenham melhor suas funções em equipe, pois tem suas soft skills mais apuradas, como maturidade, sabedoria, inteligência emocional e experiência de vida. Consequentemente, são ótimos professores para além de suas próprias determinações, aplicando lições importantes geradas pelas vivências adquiridas ao longo do tempo. 

4) Usufrua de ótimos contatos: 

Por acumularem anos de carreira e diversas experiências profissionais, os colaboradores seniores naturalmente conhecem mais pessoas, de diferentes setores e companhias. Especialmente na área comercial, esse é um diferencial competitivo. Seu networking rico pode gerar conexões fundamentais para o êxito da marca. 

Por fim, para não ter problemas com a burocracia e encontrar o talento perfeito para o seu negócio, conte com nossos associados. São agentes de integração espalhados pelo Brasil, todos são comprometidos e possuem maneiras específicas de trabalhar. Dessa forma, ajudamos a educação brasileira, incidindo contra a evasão escolar. Juntos, construímos um futuro mais promissor! 

* Carlos Henrique Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *