Aumente os talentos da sua empresa com estágio!

Aumentar o quadro de colaboradores é uma ação positiva para as organizações, pois representa crescimento. Contudo, nesses momentos, encontrar um novo profissional compatível com a empresa e seus costumes pode ser um desafio. Por isso, o cargo de estágio torna-se uma alternativa de destaque quando a questão é ampliar o time. Então veja, nesta matéria, mais informações sobre esse contrato e as vantagens! 

Qual o objetivo das vagas de estágio? Saiba como elas contribuem com o mercado de trabalho! 

Também reconhecido como ato educativo escolar supervisionado, o estágio é uma modalidade de contratação presente no mercado de trabalho. Em um contexto de desemprego e uma nova geração chegando ao universo laboral, surgiu a necessidade de profissionalizar indivíduos iniciantes, ou seja, sem o conhecimento prático em determinada área. Dessa maneira, o cargo é uma alternativa para incluir esse público nas companhias com a devida instrução. 

De acordo com o presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios, Carlos Henrique Mencaci, esse incentivo é um transformador social. “Esse método contratual não é novo. Em 2008 a lei n° 11.788 surgiu para dar amparo e capacitar esses aspirantes. Ao regulamentar a posição, ela tornou-se uma fonte de oportunidade. Muitos candidatos não têm acesso a determinados conhecimentos e ferramentas, isso, ao sair da escola ou da própria universidade gerava um bloqueio na carreira e, consequentemente, no crescimento pessoal. Por meio dessas vagas, as corporações incentivam o aprimoramento do jovem, com treinamento e acompanhamento integral”,esclarece o especialista.  

Os direitos e deveres da vaga de estágio são determinados pela Lei n° 11.788/2008

A configuração da posição tem algumas diferenças, principalmente, quando comparamos ao regime CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Em primeiro ponto, ela é regida por outra norma, a Lei de Estágio. “A Abres participou ativamente da elaboração desse instrumento jurídico. Hoje, ele dá suporte aos colaboradores envolvidos nos projetos. Assim como nós somos um órgão de conexão para os agentes de integração”, comenta Mencaci. 

Podem ser estagiários apenas estudantes a partir dos 16 anos de idade 

Outra mudança está nos candidatos, pois apenas estudantes a partir dos 16 anos podem participar dessa posição laboral. Ou seja, é preciso, obrigatoriamente, ter uma matrícula regular em uma instituição de ensino. Ela pode ser do nível médio, técnico ou superior. “Essa exigência mantém o indivíduo focado academicamente também, evitando maiores níveis de evasão escolar”, complementa o presidente. 

A contratação de estagiários é uma alternativa promissora para diferentes negócios 

Conforme a lei, estão aptas para oferecer essa chance as organizações privadas e órgãos da administração pública direta. Também podem investir nesse tipo de admissão os trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais. 

O presidente da Jovem Valor Estágios, Elieser Machado, pontua a vantagem dessa candidatura para as organizações. “O estágio desburocratiza o mercado de trabalho. Então, ele facilita muito para as entidades, pois conseguem contratar um jovem como uma promessa para o futuro. Afinal, o talento será lapidado, terá a cultura organizacional na veia e a futura retenção de um colaborador compatível com as necessidades de um cargo efetivo”, diz. 

A demanda de estudantes ainda é maior quando comparada a oferta de vagas 

De acordo com os dados divulgados pela própria Abres, o número de possíveis concorrentes no Brasil é muito superior ao de vagas.  No total, são 9.609.555 alunos de ensino médio e técnico, sendo desse montante, apenas 214 mil estagiários (2,5%). Já no superior, são 8.987.120 estudantes e, desses, somente 686 mil estão estagiando (7,9%). Logo, impulsionar o cargo é essencial para promover tal transformação social. 

Onde encontrar candidatos para as vagas de estágio? Como fazer essa contratação? 

Por fim, para efetivar essas admissões, contar com um agente de integração é indispensável. Em resumo, essas instituições auxiliam em todo o procedimento administrativo, como parceiras da área de recursos humanos.

Eles atuam junto com a empresa desde a abertura da vaga, até o acompanhamento do contrato e os relatórios de atividades ao longo da trajetória do contratado. Por isso, estão estabelecidos na Lei de Estágio. Para encontrá-los, basta acessar a nossa página de associados e selecionar o mais compatível com os interesses da corporação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *