O estágio incentiva a educação!

A pergunta: “devo estudar ou trabalhar?”, existe para muitos brasileiros. Contudo, ela não deveria ser uma dúvida presente. Afinal, o investimento no campo acadêmico é fundamental para a construção de uma carreira promissora. Ou seja, ambos devem andar lado a lado. Dessa maneira, as vagas de estágio são oportunidades de destaque a fim de incentivar o desenvolvimento estudantil e profissional. Então veja, nesta matéria, como o cargo contribui com a empresa e a sociedade. 

Posso fazer estágio sem estar estudando? Entenda o perfil dos candidatos dessa modalidade! 

A modalidade também é definida como ato educativo escolar supervisionado, pois o seu objetivo principal é incluir os discentes em desenvolvimento em contato com as atividades práticas do mercado de trabalho. Dessa forma, segundo a lei n° 11.788/2008, podem inscrever-se nessas vagas apenas indivíduos com uma matrícula ativa e regular em uma instituição de ensino. O candidato deve, obrigatoriamente, ser um estudante, do nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA.

Outra determinação da posição diz respeito a idade das pessoas. Conforme a norma, são aceitas candidaturas apenas a partir dos 16 anos, mas sem um limite máximo. “A diversidade etária é um aspecto importante para o meio corporativo. Nas organizações é preciso compreender como nem todos começam uma graduação na mesma faixa etária e, até mesmo, retomam os estudos depois. Logo, a chance de profissionalização deve ser voltada para todos os interessados em aprender sobre uma área do zero, pela primeira vez ou não”, destaca Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios. 

O principal motivo do abandono estudantil é a necessidade de trabalhar! 

De acordo com os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia, de um total de 52 milhões de pessoas de 14 a 29 anos no país, em torno de 18% (9,5 milhões) não completaram o ensino médio. Isso por terem abandonado a etapa antes do término ou por nunca terem frequentado o colégio. 

Na mesma pesquisa, quando questionados sobre o principal motivo por trás dessa situação, 40,2% dos respondentes apontaram a necessidade de trabalhar. O percentual ficou praticamente estável quando comparado com 2019 (40,1%), versão anterior da série histórica, iniciada em 2016.

A outra parcela de entrevistados também declarou como razão a falta de interesse em estudar (24,7%), outros motivos (14,5%) e gravidez (9,2%). Em menor porcentagem, estavam os afazeres domésticos (4,6%), problemas de saúde (3,6%) e ausência de escola na localidade, vaga ou turno desejado (3,2%).

Por que o estágio pode reduzir a evasão escolar e colaborar com a educação? 

Devido às especificidades explicadas acima, o aspirante tem a chance de encontrar o seu espaço no meio laboral mesmo sem experiência, apenas com a sua bagagem estudantil. Essa condição torna a posição acessível para os iniciantes. Em segundo ponto, é uma regra continuar na entidade educacional para manter a contribuição na organização ativa. “Isso proporciona a remuneração a qual o indivíduo geralmente precisa para se manter. A busca por suprir necessidades básicas, tira o jovem de um ambiente benéfico e o coloca em condições de insegurança. Portanto, o projeto é positivo para melhorar as condições sociais”, observa Mencaci. 

Danilo Molaes Crema, CEO do agente de integração Perfil Estagios, frisa a ação da modalidade sobre os níveis de evasão escolar. “Além de colaborar diretamente na redução da perda de alunos, também promove o retorno de alunos evadidos! O interesse dos jovens em descobrir suas vocações, talentos e virtudes é incentivado com as oportunidades de estágio. Por fim, a necessidade de uma matrícula e frequência nas aulas resulta em mais aspirantes nas instituições de ensino e educação para o Brasil”, argumenta o especialista. 

Qual a vantagem de abrir vagas de estágio nas organizações? 

Conforme os dados divulgados pela própria Abres, o número de possíveis concorrentes no Brasil é muito superior ao de vagas.  No total, são 9.609.555 alunos de ensino médio e técnico, sendo desse montante, apenas 214 mil estagiários (2,5%). Já no superior, são 8.987.120 estudantes e, desses, somente 686 mil estão estagiando (7,9%). Logo, impulsionar o cargo é essencial para promover tal transformação social. 

O representante do Perfil Estágios reforça o benefício das companhias considerarem essa contratação. “Para o ângulo ocular organizacional, ele é o cenário perfeito para o desenvolvimento de futuros colaboradores antenados à cultura da empresa. É uma excelente vertente para o processo de agregar pessoas!”, diz os especialista. 

Outra vantagem é reforçar a reputação como marca empregadora. Esse tipo de ação demonstra preocupação não apenas com o futuro da corporação, mas do universo laboral completo. Por fim, quem apoia o ganho de conhecimento, também recebe incentivos fiscais, tais como: por não ter vínculo empregatício, a contratante fica isenta do 13° salário, férias, aviso prévio, ⅓ das férias, multas rescisórias, INSS e FGTS, presentes na CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.

Quem pode contratar e como oferecer vagas de estágio? 

Conforme a lei, estão aptas para oferecer essa chance, as organizações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais. 

Por fim, para efetivar essas admissões, contar com um agente de integração é indispensável. Em resumo, essas instituições auxiliam em todo o procedimento administrativo, como parceiras da área de recursos humanos. Eles agem desde a abertura da vaga, até o acompanhamento do contrato e os relatórios de atividades ao longo da trajetória do talento. Por isso, estão estabelecidos na Lei de Estágio. Para encontrá-los, basta acessar a nossa página de associados e selecionar o mais compatível com os interesses da corporação. 

Você é estudante e está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o  Perfil Estágios é seu aliado nessa busca! Para as organizações em busca de superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *