Vagas de estágio: por que se inscrever?

Está em busca da sua primeira oportunidade no mercado de trabalho e não tem experiência profissional? O estágio é a melhor alternativa aos iniciantes ou quem busca mudar de carreira e precisa aprender do zero. A modalidade é positiva para fomentar o conhecimento e investir na especialização da mão de obra, além de garantir um futuro com qualidade para o meio corporativo. Então veja, nesta matéria, tudo sobre a posição e como encontrar vagas! 

O que é o estágio? 

Também conhecido pelo termo ato educativo escolar supervisionado, ele é caracterizado como um tipo de contratação. Ou seja, um emprego. Contudo, a sua regulamentação é única, diferenciando-se de regimes como a CLT – consolidação das leis Trabalhistas e o Programa de Aprendizagem, pois o seu objetivo é profissionalizar os estudantes ao conectá-lo com a rotina prática nas áreas do mercado. 

Qual lei regulamenta o estágio?

Por ter as suas particularidades, a contratação tem a sua própria lei. Denominada de Lei do Estágio, a norma n° 11.788 foi criada em 2008 para garantir os direitos e deveres dos indivíduos com esse tipo de admissão. “A organização legal da iniciativa foi essencial para definir os limites a ambos lados. Isso tornou a opção como benéfica e incentivou as organizações a adotarem em sua cultura. A própria Abres – Associação Brasileira de Estágios, participou ativamente da sua construção. Por isso, hoje, a entidade também é referência para tirar as principais dúvidas acerca dela”, revela Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres. 

Quem pode ser estagiário? 

Segundo está estabelecido na legislação, podem ser contratadas apenas pessoas com a idade a partir de 16 anos. Outra obrigatoriedade é a matrícula regular em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA.

Afinal, quais as vantagens de ser um estagiário? Veja seis benefícios! 

O presidente da Jovem Valor Estágios, Elieser Machado, pontua a importância dessa candidatura para dar o primeiro passo na trajetória laboral. “O aspirante tem a oportunidade de conquistar experiências para o seu perfil. Caso ele não tenha isso no currículo, então, posteriormente, fica ainda mais difícil entrar no meio corporativo em uma posição efetiva. Com a vaga, é possível aprimorar as habilidades de relacionamento, de foco, hierarquia, capacidade de resiliência e aprende a exercer as funções exigidas em determinado segmento”, argumenta o especialista. 

Dessa maneira, para frisar as vantagens de ser um estagiário, o representante da Abres também lista cinco principais benefícios. Confira: 

seis vantagens do contrato de estágio

Bolsa – auxílio: o pagamento da remuneração é uma obrigação das organizações, quando o estágio for não obrigatório. Nesse sentido, quem a recebe, consegue ter mais independência financeira, custear os estudos ou ajudar com os gastos de casa. Logo, é uma vantagem de suma relevância para o crescimento pessoal e ocupacional. 

Ganho de experiência profissional: conforme a pesquisa promovida pela Trendsity, 77% dos jovens brasileiros acreditam na ausência de vivências corporativas como a principal barreira para conseguir se alocar no meio empresarial. Além disso, 63% esperam mais valorização e apoio por parte dos empregadores. 

O posto é planejado para atender esses dois aspectos. Em primeiro ponto, não é exigido nenhum discernimento prévio nas funções a serem executadas no dia a dia. Logo, o discente, com apenas a bagagem da universidade, não precisa se preocupar. Em seguida, o intuito é ensinar o colaborador, por meio de treinamentos e a instrução de gestores a como realizar as atribuições previstas no contrato. 

De acordo com Machado, torna-se a missão das organizações edificar o perfil de seu novo colaborador. “O indivíduo é uma promessa para o futuro da companhia. Ele vai ser lapidado e ter a cultura do local na veia”, observa o executivo. 

Conciliação do trabalho com os estudos: a jornada de trabalho do estagiário deve ser reduzida. Como determina a legislação, só é permitido ter uma carga horária de no máximo seis horas diárias e 30h semanais. Outra regra fundamental é ser proibido a execução de uma jornada extra. Logo, o colaborador deve seguir o seu horário à risca. Dessa forma, um âmbito não interfere no desempenho do outro, sendo apenas complementares. 

Construir um networking: de fato, fazer parte desse universo organizacional é fundamental para construir uma rede de relacionamentos. A  troca com outras pessoas, seja do seu segmento ou não, é uma maneira efetiva de ampliar o seu repertório. Isso porque esse ganho de noções consegue ser revertido em inovação.  

Recesso remunerado: o descanso é primordial para manter a produtividade e a satisfação com as atividades em uma corporação. Nesse sentido, faz parte dos direitos do contratado. Logo, a cada 12 meses de colaboração é possível retirar 30 dias de recesso. No período, a bolsa-auxílio é depositada normalmente, sem descontos. Contudo, não existe nenhum valor adicional, como no modelo CLT. 

Possibilidade de efetivação: esse tipo de contratação, de acordo com a norma, tem o tempo de duração de até dois anos. Após isso, o talento deve ser efetivado ou dispensado para continuar a sua trajetória em outra corporação. Contudo, segundo os dados da Abres, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil. Logo, estar nessa posição também oferece a oportunidade de construir uma carreira. 

Como encontrar vagas de estágio? 

As chances de estagiar são divulgadas pela própria empresa, ou por meio dos agentes de integração. Essas instituições são responsáveis por auxiliar nos trâmites administrativos presentes na seleção de um candidato e após ela também. Portanto, são locais de referência para quem busca por essas vagas. No site da Abres, na aba de associados, é possível encontrar diversas entidades. Ao inscrever o seu currículo existe uma viabilidade maior de concluir a sua admissão. 

Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, a Jovem Valor Estágios é sua aliada nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *