Inglês? Pacote Office? Quais são os requisitos mais pedidos pelo recrutadores na hora de contratar estagiários | Exame

O Brasil enfrenta um cenário preocupante quando o assunto é conquista de estágio.  Relevante na formação profissional, ainda não está recebendo atenção devida, já que de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), de 8.987.120 universitários, apenas 7,9% estagiam. Os dados evidenciam não só necessidade de empresas de abrirem vagas de iniciação no mercado, mas também reforça uma questão: “o que os recrutadores esperam de um candidato?”. O novo levantamento realizado pela Start Carreiras,  plataforma que conecta estudantes ao mercado de trabalho, mostra exatamente isso e lista as 10 skills mais buscadas. 

De acordo com José André Nunes, CEO da empresa, foram analisadas 1482 vagas de 757 empresas diferentes de todas as regiões do Brasil, como Ambev e Stone – que anunciam suas oportunidades pela plataforma. A partir do estudo, os especialistas em Carreiras da equipe chegaram a uma conclusão: em cargos iniciais, há certa exigência de hard skills, mas o foco é em soft skills, ou seja, as habilidades interpessoais. “Hoje em dia, os recrutadores entendem que, às vezes, tudo que um talento precisa é de uma oportunidade e levam em consideração que estudantes estão abertos ao aprendizado e lapidação, podem se tornar grandes potenciais. Por isso, dos 10 requisitos, apenas dois compreendem as habilidades técnicas”, comenta o executivo.

O requisito mais pedido foi o conhecimento no Pacote Office, com Word, Excel e PowerPoint, cerca de 24,63 % dos anúncios exigem noções básicas. Em segundo lugar, fica a vontade/capacidade de aprender (22,47%), seguido de produtividade (20,38%) e Mão na Massa / Espírito Empreendedor (19,91%). Em quinto lugar, surpreendendo a muitos, está o Inglês, com apenas 18,69% das exigências.

“O inglês é considerado, por muitos, o idioma global. Nos surpreendeu não aparecer entre as três primeiras posições, porque áreas específicas, como tecnologia, exigem domínio total da língua. Por outro lado, reforça novamente a tese de mercado flexível – que está dando oportunidade para o aprendizado”, reforça o CEO.

Para José, entender o pensamento dos profissionais de RH é um caminho importante para quem quer conquistar a vaga dos sonhos. Para além do currículo perfeito, saber o que buscam ajuda a realizar uma melhor apresentação, elencando pontos que mostram o diferencial e o fit com a vaga – principalmente cultura, já que isso reduz drasticamente a taxa de turnover.

“O estudo é um verdadeiro guia para o estudante entender os pontos de aperfeiçoamento e ir para uma entrevista mais seguro e ciente das expectativas da vaga”, conclui.

Confira a lista completa dos 10 requisitos mais pedidos pelos recrutadores na hora de contratar estagiários 

  1. Conhecimento no Pacote Office (24,63%)
  2. Vontade/Capacidade de Aprender (22,47%)
  3. Produtividade (20,38%)
  4. Mão na Massa / Espírito Empreendedor (19,91%)
  5. Inglês (18,69%)
  6. Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal (18,62)
  7. Diversidade (17,81%)
  8. Boa Comunicação (16,67%)
  9. Desenvolvimento Profissional e Pessoal (9,24%)
  10. Resolução de Problemas (6,01%)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *