Por que contratar estagiários?

Por que contratar estagiários?

O funcionamento de uma empresa depende de inúmeros fatores e, dentre eles, está o seu quadro de funcionários. Assim, montar um time forte e com empenho para evoluir junto com a companhia não é uma tarefa fácil, mas essencial. No entanto, existem maneiras de ser assertivo na contratação dos melhores talentos. Dessa forma, o estágio se destaca quando o assunto é encontrar um perfil para refletir a cultura organizacional estabelecida. Então veja, nesta matéria, a importância de abrir vagas nessa modalidade e transformar o mercado de trabalho para melhor. 

Conheça mais sobre o estágio e seu objetivo no meio corporativo 

Também conhecido como o ato educativo escolar supervisionado, esse cargo tem como objetivo principal, conectar o estudante, sem experiência profissional, com o cotidiano laboral da sua área de pretensão. Dessa maneira, fica determinado pela própria lei n° 11.788/2008, norma responsável por regimentar o ofício, a permissão de candidaturas apenas por discentes. Ou seja, o aspirante deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, do nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA. 

Além disso, os indivíduos devem ter a partir de 16 anos de idade para serem admitidos, sem uma faixa etária máxima. Logo, a oportunidade cabe também a pessoas mais velhas, as quais, por alguma razão, optaram por ingressar nos estudos, como uma graduação, posteriormente e não no final da grade básica. Em suma, a categoria acolhe quem busca adquirir conhecimento prático sobre um segmento do mercado, sendo iniciante no meio laboral, no primeiro emprego, ou apenas passando por uma transição de carreira. 

Você pode contratar estagiários? Entenda mais sobre quais empresas são aptas para isso 

Manter esse tipo de seleção nas organizações estimula muitos pontos positivos no próprio nome e na população. Por isso, é essencial conferir se a companhia pode realizar essa admissão e, assim, acrescentar essa política em seu quadro. Conforme a Lei de Estágio, estão aptas para oferecer essa chance, as corporações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.

Não faça isso sozinho, conte com os agentes de integração e mantenha uma experiência tranquila 

Outro ponto também levantado pela legislação é a possibilidade de contar com um agente de integração. Para resumir, essas entidades ficam responsáveis pelo processo seletivo completo, desde a divulgação da vaga, captação de candidatos, elaboração do termo de compromisso de estágio – TCE, fluxo de relatórios, convênio com as instituições de ensino e demais burocracias do ofício. Para encontrá-las é simples, basta entrar em nossa página, na aba de associados e selecionar o nome de sua preferência! 

Entenda mais sobre as vantagens de inserir estagiários em sua equipe 

A consideração do projeto não beneficia somente os participantes, mas também quem gera essa chance mercadológica. Então, confira as vantagens de contar com esses aspirantes:

Renovar a atmosfera da empresa: ao incrementar novos indivíduos ao quadro, ainda mais com a vontade de aprender e inovar no perfil, todo o restante do grupo tende a ser influenciado pela boa energia dos novatos. 

O aspecto inovador, em si, aumenta as perspectivas da entidade, em questão de lucro e diferenciação mercadológica. De acordo com o Boston Consulting Group, as instituições com investimento nessa vertente, têm uma taxa de crescimento de 14% em suas receitas. Enquanto aquelas, com menos aplicação nisso, têm uma porcentagem de expansão de, apenas, 3%.

Reforçar a reputação como marca empregadora: poucos nesse meio corporativo tem a oportunidade de entrar em uma posição com tempo e orientação correta para compreender as suas funções e a área de trabalho. Isso se comprova, como ainda existem inúmeros currículos aptos para estagiar, mas não existem locais suficientes. Conforme aponta um levantamento da própria Abres – Associação Brasileira de Estágios, de 8.680.354 estudantes no ensino superior, apenas 686 mil estagiam (7,9%).

Quando a corporação acredita no potencial desses discentes, ela cede espaço e tempo para a construção de um sucesso para o time, como também impulsiona um futuro promissor ao indivíduo. Dessa maneira, esse investimento agrega resultados positivos no nome, principalmente, como marca empregadora. O estudo “Employer Branding: Global Trends 2021”, realizado pela Universum, trouxe uma estatística sobre o assunto. Onde 62% dos candidatos em procura consideram a reputação da empresa como a principal razão para efetivar a sua inscrição. 

Gerar mão de obra qualificada: de acordo com os dados apontados por uma pesquisa do  ManpowerGroup, a falta de mão de obra qualificada, no Brasil, atingiu a marca de 81%, em 2022. Quando a média global é de 75%. Nesse cenário, o meio corporativo se depara com uma dificuldade. No entanto, esse déficit consegue ser corrigido com mais cargos nessa perspectiva de ensinamento e crescimento, como no estágio. “O benefício dessa abertura é a empresa também contribuir com a sociedade. Assim, capacitar o iniciante é uma ação de extrema relevância”, argumenta Rosimar Campos, assistente social e representante do Instituto Prepara. 

Por isso, além de manter as funções compatíveis com seus estudos, o colaborador conta, como solicita a lei, com um gestor de formação acadêmica correspondente para orientá-lo durante a sua trajetória na corporação. Dessa maneira, ele treina, com calma, o talento sem experiência no currículo e o molda com a cultura da companhia. Ao final do contrato, ele pode captar o profissional, definitivamente para o time, ou dispensá-lo com segurança para encarar outros desafios. Porém, conforme diz a Abres, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no país, pois a empresa tem satisfação com o desempenho dos indivíduos. 

Isenção tributária: por fim, como essa admissão se diferencia da CLT, as condições tributárias também são outras. Sendo assim, há a isenção de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário.
Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o Instituto Prepara é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *