Saiba como contratar os melhores estagiários do mercado

Sua companhia está preocupada em renovar a força de trabalho e apostar em inovação? Você pode não saber, mas a chave para esses dois requisitos reside em um só um lugar: o estágio. Definido por lei como “ato educativo escolar supervisionado”, trata-se de uma maneira natural de oxigenar o ambiente com novas ideias. Por via de regra, os candidatos são indivíduos com vínculo estudantil, ou seja, apoiados na absorção e transmissão de conhecimento – pilares do progresso institucional. Segundo dados fornecidos pelo Inep, existem hoje, no Brasil, mais de 17,2 milhões de discentes aptos a exercerem esse papel nas corporações. Basta as entidades, país afora, estenderem a mão e acreditarem no futuro. Acompanhe a matéria a seguir para saber mais!

Fique de olho no currículo

Antes mesmo de estabelecer qualquer contato direto com o concorrente, desclassifica-se – naturalmente – sua maioria, a partir da ligeira análise do curriculum vitae (CV). Essa etapa é primordial para a exequibilidade do procedimento, pois retira o excesso de contingente. A partir disso, passa-se a trabalhar, apenas, com os considerados mais aptos ao cargo. Entretanto, por tratar-se do filtro responsável por uma eliminação em larga escala, o cuidado deve ser redobrado. Caso haja algum descuido por parte da organização, pessoas muito bem qualificadas podem ser erroneamente despedidas de uma vaga com as suas características. 

A fim de evitar os riscos, o recrutador deve ficar ligado no encaixe das habilidades e competências do pretendente com os requisitos mínimos da companhia. “Atente-se a todas as experiências postas, mesmo as informais. Por meio delas, o empresário consegue identificar a possibilidade de atributos ocupacionais desenvolvidos por esse aluno. Responsabilidade, comprometimento com horário e constância são apenas algumas delas. Essas virtudes não são sempre solicitadas, porém proporcionam uma óptica mais panorâmica, em relação ao perfil de quem se candidata”, delimita o CEO da Perfil Estágios, associado à Abres, Danilo Crema.

Apesar dos reveses caírem como responsabilidades do headhunter, o equívoco de uma triagem provém – por muitas vezes – do próprio requerente. Ou seja, os deslizes insistem em ocorrer por conta da falta de apreço dos candidatos por si mesmos. Em um movimento de negligência, muitos, nem mesmo, atualizam seus currículos. As falhas nesse âmbito são inúmeras, como esquecer de adicionar cursos complementares, não relatar vivências marcantes ou, até mesmo, deixar de fora o e-mail e telefone para contato. O último erro, inclusive, é capaz de inviabilizar a participação de quem – na teoria – estaria de acordo com o perfil da instituição.

Dê enfoque às habilidades comunicacionais 

A maneira como uma mensagem é transmitida tem o poder de alterar sua semântica, sem mexer no conteúdo propagado. O domínio adequado da fala e dos gestos são os elementos capazes de cumprir essa função. Perante um cenário de recrutamento, ambos os aspectos provam-se imprescindíveis para enxergar o sucesso em quem aplica. “Trata-se da maneira mais assertiva para um candidato fazer do seu ponto de vista um novo conhecimento da empresa. Por meio dessa mudança, podemos chegar na formulação de um plano de estágio. Ou seja, é fundamental para transformar informações em realização de projetos voltados para o futuro”, acrescenta Crema.

Do mesmo modo, o comportamento de uma pessoa frente a uma equipe ou gestão, também deve ser percebido como item fundamental. Quem não se dá nem ao luxo de ordenar-se, minimamente, para atender a uma chamada, demonstra, implicitamente, um desinteresse à vaga. Portanto, é impossível ignorar os malefícios de quem apresenta-se largado na cadeira, com o celular em mãos ou – apenas – avoado. Não há sentido em destinar um espaço na sua equipe para quem pouco se preocupa com a própria imagem. Mostrar-se integralmente presente em uma reunião é o mínimo a ser exigido.

A expressão, por sua vez, também atua como item substancial para identificar um talento. Claro, não é preciso encontrar, do outro lado do monitor, o próximo apresentador de telejornal. No entanto, dominar a comunicabilidade presente na ação de captar e transportar conteúdo, é basilar para qualquer ofício. Logo, fique em alerta quanto a essa característica. Proporcionar uma conversa sem ruídos mitiga a geração de dúvidas, por parte de quem escuta. Assim, agiliza processos, ao diminuir o tempo gasto para explicar mal entendidos. Valorize essa soft skill e agregue produtividade ao seu negócio.

Preze pelo desempenho em entrevistas

Muitos consideram a conversa com o gestor, ou equipe de recursos humanos, como um divisor de águas, pois consegue separar o desestimulado do engajado. A vontade de aprender e evoluir dentro de uma corporação é um dos principais critérios a serem avaliados, quando o assunto é estágio. A expressão desse entusiasmo pode se dar por diferentes formas, como estudar previamente sobre o contratante, dedicar seu foco apenas na entrevista e manter a clareza para responder os possíveis questionamentos. 

Em decorrência da pandemia, muitos dos primeiros contatos passaram a ser realizados no formato on-line. Como reflexo dessa mudança, os participantes começaram a deixar de se planejar. Perante essa negativa alteração, a comodidade do ambiente virtual é apontado como o principal culpado do fenômeno. Teoricamente, sua propriedade remota remete o entrevistado a um momento de descontração, como se pudesse agir de qualquer forma. “Quem aplica precisa enxergar a entrevista como uma oportunidade de transparecer seu perfil organizacional. A conversa com um gestor avalia muito além do cobrado em um CV. A distinção da pessoa adequada para a ultrapassada está no entrelinhas, em cada detalhe de comportamento”, enfatiza o empresário.

Portanto, recomenda-se procurar por quem se prepara e busca oportunidades alinhadas ao seu futuro profissional. Essa última etapa precisa ser levada a sério. Por isso, valorize quem manifesta compreender essa questão e luta por seu prestígio. Encontre o seu sucesso em quem se destaca por olhar para você e ao seu empreendimento com apreço. São essas pessoas as responsáveis por impactar no crescimento e transformação da sua firma. Invista na atenção, cuidado e engajamento.

Para facilitar todo o processo de contratação e diminuir burocracias aliadas a isso, os agentes de integração têm um papel insubstituível para auxiliar no cumprimento das exigências legais, bem como na manutenção jurídica. Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto ou mesmo quer encontrar o candidato ideal para o seu negócio, fale com nossos associados! Entre em contato com a Perfil Estágios para ser sua aliada! 

Ficou animado com a quantidade de benefícios? Já está pronto para ir atrás de quem será capaz de te ajudar a desenvolver cada vez mais o seu empreendimento? Então, não fique parado e explore essas chances! Vagas são capazes de transformar vidas. Agora está na sua vez de mudar junto com elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *