Por que começar a carreira pelo estágio?

Por que começar a carreira pelo estágio?

Começar uma carreira profissional em um mercado de trabalho competitivo, como o brasileiro, de fato, não é uma tarefa fácil. No entanto, ela não é impossível. Afinal, todo mundo precisa de um ponto de partida para ser um especialista. Nesse sentido, é preciso observar as dificuldades e encontrar maneiras de superá-las. Para os iniciantes, essa questão consegue ser ultrapassada por meio das oportunidades de estágio. Então veja, nesta matéria, o porquê considerar o cargo como uma opção para a construção de uma trajetória no meio. 

O desemprego no Brasil atinge, principalmente, os mais jovens 

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação no Brasil ficou em 8,8% no período entre janeiro e março de 2023. Ainda, conforme a mesma instituição, entre os indivíduos de 14 a 17 anos, componentes da força de trabalho (ou seja, estão em busca de emprego), 36,4% estavam desempregados. Já na faixa etária de 18 a 24 anos, o índice de inatividade era de 22,8%. Esses números acabam sendo influenciados por alguns motivos. Confira: 

Falta de experiência profissional: conforme o  levantamento feito pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity junto ao McDonald’s, a exigência de uma trajetória anterior no ramo é uma dificuldade enfrentada por 77% dos jovens brasileiros. Para os novatos, essa ausência no currículo é comum. Afinal, o único contato antes dessa busca é com as instituições de ensino. 

“Os empregadores dão preferências para quem possui conhecimento prático e capacidade de desenvolver, rapidamente, as atividades propostas”, acrescenta Rosângela Lima, diretora da Agipe. Nesse sentido, as vagas, principalmente no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tendem a ser ainda mais excludentes com os iniciantes. 

Ausência de especialização: algumas oportunidades colocam uma lista enorme de habilidades e conhecimentos essenciais para integrar um time. Diante disso, quem está no primeiro contato com o ambiente corporativo, não possui ou nem mesmo sabe onde buscá-las. Logo, a candidatura deixa de ser uma ação e a insegurança torna-se parte do aspirante.

Expectativas de salários irreais: os ganhos são compatíveis com os níveis de conhecimento e atividades exigidas pelo cargo. Então, de fato, quem está começando deve baixar suas expectativas quanto a um salário acima da média. Assim, ao colocar uma pretensão alta, o currículo enviado é descartado rapidamente. Portanto, pesquise sobre a área desejada, entenda as oportunidades e qual a melhor alternativa para dar a largada. 

Dificuldade de comunicação: saber como se comunicar com um público na conversa e por escrito, hoje, é uma competência essencial, até mesmo, para encantar o recrutador. Dessa forma, quem não consegue expressar claramente as suas ideias, dificuldades e objetivos, também perde espaço. 

Supere as principais barreiras do mercado ao se candidatar para as vagas de estágio 

Também reconhecido como ato educativo escolar supervisionado, o estágio é uma modalidade de serviço. Regulamentado pela lei n° 11.788/2008, ele possui as suas especificidades quando comparado com as demais opções laborais, como a aprendizagem, por exemplo. Em suma, o objetivo dessa posição é contribuir com a formação educacional dos estudantes, sendo geralmente, um complemento prático para as matérias vistas na grade curricular. 

A modalidade, segundo a norma, é destinada apenas para discentes, sejam eles do nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA. Além dessa determinação, os interessados devem ter a partir de 16 anos para se inscrever no projeto. Apesar das exigências, existem outros tópicos fora da obrigatoriedade. Dentre eles, os interessados não precisam de uma experiência profissional para conquistar a chance. Além disso, a dinâmica estabelecida no ofício tem outras vantagens. Saiba mais: 

Ganho de experiência: ser estagiário é o passo principal para conquistar em seu perfil a maior exigência corporativa. Afinal, você é inserido no dia a dia da sua área de pretensão. Dessa maneira, consegue conhecer, efetivamente, as atividades e outras informações acerca do objeto de estudo, explorar e identificar a atividade de sua preferência. 

Aprender com quem sabe: para ensinar corretamente as atribuições é comum a companhia dispor de um gestor, com a formação acadêmica compatível a do âmbito de desempenho, para supervisionar e auxiliar durante a jornada. 

Carga horária reduzida: de acordo com a lei de estágio, a carga horária máxima é de seis horas diárias e 30h semanais. Assim como é expressamente proibido ultrapassar o expediente especificado. Essas medidas configuram um período menor, ao comparar com a CLT. Isso para não afetar o desenvolvimento estudantil do talento. “Para quem participa, há a vantagem de conseguir conciliar o trabalho e os estudos, sem prejuízo acadêmico”, frisa Rosângela. 

Remuneração: na modalidade de estágio não obrigatório, o participante tem direito de receber a bolsa-auxílio. Ou seja, um valor para arcar com seus gastos pessoais, como estudo, despesas, lazer, entre outros. 

Chance de ser efetivado: como forma de estimular a promoção do novato para outros níveis, esse tipo de contrato, o TCE – Termo de Compromisso de Estágio tem a duração máxima de 24 meses, exceto para pessoas com deficiência (PcD). Então, após esse prazo, o colaborador deve estar preparado para buscar melhores lances em sua carreira. No entanto, conforme os dados da própria Abres – Associação Brasileira de Estágios, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no país. Ou seja, eles permanecem na companhia de maneira mais segura, com maior salário e, proporcionalmente, mais responsabilidades. 

Afinal, onde encontrar as vagas de estágio? 

Para quem se interessou e não faz ideia por onde começar a procurar, está no lugar certo! Inicie a sua busca por agentes de integração, em nossa aba de associados existem vários nomes prontos para te ajudar nessa missão. Essas entidades são intermediárias entre as empresas e os candidatos. Assim, eles disponibilizam, em suas plataformas, inúmeras vagas com essa característica. 

Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, a Agipe é sua aliada nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *