Encontre os melhores estagiários no mercado

Sua empresa está em busca de renovação para as equipes? Apostar na modalidade de estágio é uma das maneiras mais eficientes de trazer novos olhares para dentro da organização e pensar em mudanças. A partir dessa decisão, o seu negócio adquire uma imagem reformada, jovial e atenta ao bem-estar social. No entanto, adquirir os melhores talentos do mercado, mesmo com o auxílio de agentes de integração, associados à Abres, pode ser um desafio. Logo, para encurtar caminhos e potencializar a atuação dos especialistas, definir um direcionamento às tendências do setor é determinante. Quer descobrir como atingir esse objetivo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

Valorização de uma boa gestão

Em parte relevante das esferas laborais, o contato humano é chave para adquirir o sucesso. Todavia, com grandes poderes, vêm responsabilidades ainda maiores. Ou seja, manter um canal de comunicação limpo e seguro é, por si só, uma dificuldade significativa. Conquistar  a confiança e carinho do outro pode até ser uma tarefa descomplicada a quem domine habilidades sociais. No entanto, conservar esse sentimento destaca-se como a verdadeira incumbência. De acordo com um levantamento da Mindsight, 58% dos aspirantes não recebem feedbacks adequados, após aplicarem a uma vaga. Dentre os entrevistados, 48% denunciam a falta de transparência das companhias. Essa quebra de expectativa desvalida a marca perante o meio e afasta novos talentos.

O segredo para a promoção de uma imagem positiva reside, justamente, no vínculo construído entre entidade contratante e concorrente. Um empreendimento com uma equipe de recursos humanos atenta a devolutivas, já se coloca um passo à frente das demais. Dessa forma, mesmo quem não sucede nos processos seletivos, pode – ao final do dia – recomendar o estabelecimento para um amigo. A experiência de um candidato é a estrela guia de um estabelecimento. “Um recrutamento estruturado tem inúmeros benefícios. Além de agilizar o procedimento, ele mede etapas, controla o seu tempo, o número de concorrentes, entre outros fatores. No final das contas, você compõe um funil para encontrar as vagas”, ressalta o CEO da Jovem Valor, Elieser Machado.

Somado ao contexto humano, ligar-se às inclinações dos estudantes tem se mostrado um diferencial para a captação. Adicionar, em seu método de contratação, etapas repetitivas e desgastantes pode culminar em evasões precoces. Logo, é preciso deter informações quanto às práticas mais queridas e produtivas. Segundo a mesma pesquisa, o bate-papo cara a cara permanece como preferência de 63,4% dos entrevistados. Um pouco abaixo, as entrevistas on-line provam-se um substituto à altura do modelo presencial, visto sua predileção por 59,4% dos ouvidos. Do lado contrário, atividades como a gamificação (25,5%), dinâmicas de grupo (24,7%) e vídeos de apresentação (15,5%), destacam-se como as menos confortáveis ao público.

Deslizes correntes aos líderes

Apesar do tratamento interpessoal com os concorrentes ser de suma relevância, além de impulsionar a imagem perante o universo ocupacional, certas vezes, o disparate reside um passo atrás. De acordo com CEO da Jovem Valor, antes de qualquer deslize na abordagem, o erro pode estar na mentalidade de quem impõe filtros à pesquisa. “Procurar um estagiário somente pelo seu curso é o primeiro dos equívocos. Dessa maneira, deixa-se de explorar suas soft skills. Ter um currículo chamativo não garante a eficiência do indivíduo. As habilidades comportamentais são quem alertarão o gestor se a pessoa deu match ou não. A técnica será desenvolvida no decorrer dos meses. Já a conduta, por sua vez, é uma aptidão dificilmente alinhada”, insiste.

Sustentar um processo seletivo com critérios mais abrangentes requer o auxílio de técnicas e ferramentas. Cada etapa vigente no procedimento precisa ser cristalina e entregar dinamicidade interativa. Dessa maneira, quem concorre poderá se sentir o mais integrado possível a sua oportunidade. Logo, aliar-se à digitalização é um passo imprescindível. “Os recrutamentos on-line são o melhor método à disposição de uma companhia. Os dispositivos tecnológicos trouxeram velocidade e vasta possibilidade de encontrar as melhores pessoas para as vagas certas. As entrevistas remotas, por exemplo, poupam esforços de deslocamento e ampliam as possibilidades. Dessa forma, possibilitam a participação de ainda mais candidatos”, aponta o gestor.

Reverta as fraquezas em diferenciais

Dê ouvidos a quem concorre: a função primária de um time de recursos humanos é ter escuta ativa. Para isso, deve-se prezar pela transparência e equidade com todos os participantes. Ao enfrentar adversidades, falhas ou grosserias, prefira o silêncio e fuja de cortes. Às vezes, o melhor a se fazer é deixar o entrevistado livre para dissertar. Com bons ouvidos, o caminho para se distinguir um ótimo concorrente é exponencialmente encurtado. Alie a tecnologia com os recursos humanos para tratar seu público com prioridade. 

Preze pela transparência: quem já esteve do “outro lado dos mistérios” – na posição de aspirante – sabe como a maioria das pessoas desconhece a lógica por trás de seu processo avaliativo. Qualquer interação capaz de fugir um pouco dos padrões já pode gerar incertezas. Caso os participantes não conheçam os critérios impostos, até os menores detalhes podem causar confusões. Ausentar-se de explicações prévias pode comprometer a credibilidade do sistema. Por isso, valorize cada pormenor da atuação e, assim, enfraqueça a propagação de uma ideia errônea quanto ao seu negócio.

Forneça feedbacks: os dados deixam nítido a maneira como a falta de retorno é capaz de frustrar quem concorre. Portanto, os RHs devem ter como prioridade a imposição de um diálogo aberto a respeito de cada uma das etapas. Dispositivos como chatbots e inteligência artificial são grandes parceiros no momento de organizar devolutivas e contatar os inscritos.

Para facilitar todo o processo de contratação e diminuir burocracias aliadas a isso, os agentes de integração têm um papel fundamental para auxiliar no cumprimento das exigências legais, bem como na manutenção jurídica. Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto ou mesmo quer encontrar o pretendente ideal para o seu negócio, fale com nossos associados! Entre em contato com a Jovem Valor para ser sua aliada! 

Ficou animado com a quantidade de benefícios? Já está pronto para ir atrás de quem será capaz de te ajudar a desenvolver cada vez mais o seu empreendimento? Então, vença o marasmo, atualize seu ambiente e explore cada oportunidade! Vagas são capazes de transformar vidas. Agora está na sua vez de mudar junto com elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *