TV Abres: a importância do estágio para o Brasil

Entenda como essa modalidade de atuação pode favorecer o desenvolvimento do país nesta nova edição da TV Abres!

O estágio é a melhor iniciativa para facilitar o ingresso da juventude no mercado de trabalho brasileiro. As vantagens dessa prática são inúmeras, tanto para o estudante, quanto para a empresa. Assim, apostar nesse formato de admissão é uma atitude inteligente. Entenda mais nesta TV Abres! 

As vantagens para os times

Para Bruno Fisbhen, diretor geral da ColaboraApp, contar com esse tipo de força nas equipes faz a diferença porque são profissionais antenados com os acontecimentos do mundo. “É um pessoal mais tecnológico, estão por dentro de tudo das redes sociais”, comenta. 

Para ele, outro ponto positivo trazido por essa modalidade de atuação é a atualização e meios diferentes de enxergar as mesmas coisas. “Com certeza, no dia a dia, as ideias trazidas são inovadoras e diversas, contribuindo bastante para o crescimento da organização”, conclui o diretor. 

Mesmo com estímulos, há poucas vagas

Outra grande vantagem dessa colocação é a aplicação do conteúdo dado em sala de aula na prática corporativa. Isso porque só pode ser inserido nessa modalidade quem estiver estudando no nível médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do nível fundamental pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A oportunidade não gera vínculos empregatícios e, mesmo com os inúmeros benefícios, ainda há poucas vagas. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo do Inep/MEC, existem mais de 17,2 milhões de brasileiros aptos a atuarem nessa posição. Contudo, em estudo da Abres, foi constatado como apenas 5,2% estagiam. 

Projeto é essencial para o país

Diante desse cenário, Mara Gabrilli, senadora eleita pelo PSDB para o Estado de São Paulo, destaca a relevância dessa iniciativa, inclusive, para Pessoas com Deficiência (PCD). Para ela, esse tipo de vaga é vital não apenas para a questão da empregabilidade e da economia, como também para a educação.

A formação de cidadania da população mais nova é outro ponto a ser levado em consideração. “Gosto de lembrar às empresas a importância delas contratarem esse público, até porque os ganhos são imensuráveis quando falamos de convivência com a diversidade humana. Na minha equipe, sempre investi na contratação de estagiários”, aponta a senadora. 

Histórias de sucesso podem começar assim

Ela também destaca como histórias de sucesso podem ter início a partir do estágio, afinal, em seu mandato, já teve quem entrou nessa posição e atua agora em funções de coordenação. “Por isso, eu sempre falo e gosto de lembrar: deficiência é não contratar”, compartilha. 

Dessa maneira, recrutar a partir desse modelo vai além de montar um time dinâmico e preparado para os desafios da atualidade. Também é um ato de inclusão capaz de favorecer o desenvolvimento do país. 

Apostar na pluralidade e em quem tem mais vulnerabilidade

Levando isso em consideração, Mara Gabrilli ainda reforça como essa não pode ser uma iniciativa atrelada apenas a quem está na faculdade. “A gente precisa apostar no jovem da escola pública, da periferia, o PCD e em quem tem mais dificuldades. Estagiar é, sobretudo, um ato educativo”, destaca a senadora. 

As determinações legais garantem benefícios para todas as partes envolvidas. Por isso, acredite na força do estágio e monte uma equipe com colaboradores determinados e engajados para vencer os desafios da atualidade. 

Quais as vantagens de contratar um estagiário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *