Retorne aos estudos e consiga um estágio

Estar regularmente matriculado é um dos requisitos desta modalidade

Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o da educação. Com as aulas on-line, muitos estudantes viram seu desempenho diminuir. Segundo pesquisa do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para Brasil e a África Lusófona – Clear, o setor pode retroceder até quatro anos por conta da crise. De acordo com a pesquisa, os alunos no Brasil deixaram de aprender mais em matemática e a maior perda de aprendizado foi no ensino fundamental, de 34% – no médio, foi de 33%. Essa situação refletirá no mercado de estágios em um futuro próximo.

 Os desafios da educação

Foi uma grande mudança para os alunos e impactou no rendimento deles, seja por falta de preparo ou mesmo pela desatenção e desinteresse, especialmente no modelo virtual. No Brasil, muitas famílias não têm acesso à Internet e equipamentos adequados para esse formato. Ademais, diversas escolas e universidades também não estavam preparadas estruturalmente e tecnicamente para esse momento.

Nesse sentido, veja algumas dicas para obter um bom desempenho acadêmico:

infográfico 15-03-22

Crie uma rotina de estudo: isso aumenta o foco, a produtividade, o desempenho, concentração e confiança. O principal objetivo é auxiliar na organização, para assim melhorar o aprendizado a cada dia. É importante para o corpo, diminui o estresse e melhora o ambiente.

Evite distrações: na hora de estudar, um dos maiores problemas é a distração. Com isso, a qualidade fica comprometida e perde-se foco e tempo. Para evitar distrações, estabeleça horários e locais. Comunique a familiares e amigos sobre seu período para prestar atenção e não ser interrompido. Coloque o celular no modo avião ou desligue e não deixe abas desnecessárias abertas no computador.

Respeite seus limites: cada pessoa possui um ritmo diferente. Além disso, o corpo e a mente necessitam de descanso, alimentação correta, momentos de lazer e boas noites de sono.

Essas práticas podem melhorar sua performance e te elevar a um alto nível. Dessa forma, você sentirá mais prazer em frequentar o colégio ou faculdade. Lembre-se: se destacar entre os colegas pode te dar vantagem na hora de buscar uma oportunidade de colocar em prática no mundo corporativo todo o conteúdo teórico aprendido.

Por que estagiar?

Para a maioria dos discentes, ingressar no ambiente empresarial é um grande sonho. Afinal, assim é possível ter contato com a futura profissão, conhecendo os aspectos bons e ruins e se acostumando com o cotidiano. Além disso, é feito um importante networking e existe sempre a chance de ser efetivado, caso cumpra as expectativas dos gestores.

Ademais, quem é admitido nessa modalidade tem alguns benefícios garantidos por lei. “É oferecida uma bolsa-auxílio e auxílio-transporte. A cada 12 meses na mesma corporação, o estagiário também tem direito a um recesso remunerado de 30 dias ou proporcional”, explica o auxiliar de recursos humanos da CDL de Uberlândia, Lucas Teixeira.

Para conseguir conciliar a atuação organizacional com a sala de aula, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Dessa forma, não existe o dilema entre trabalhar e estudar, possibilitando uma conciliação. Em época de provas, esse tempo pode ser reduzido pela metade, caso a instituição de ensino envie o calendário para a contratante no início do período letivo.

Também é garantido o Seguro de Acidentes Pessoais, ele vem anexado ao Termo de Compromisso de Estágio – TCE e abrange imprevistos ocorridos durante a vigência do compromisso, 24 horas por dia, em todo território nacional. Os capitais segurados cobrem morte ou invalidez permanente, total ou parcial. Além disso, a companhia pode ofertar outros benefícios ao colaborador, no intuito de motivá-lo e engajá-lo.

No entanto, as empresas também têm ganhos nessa relação. “Ela pode desenvolver esse integrante, sendo assim é uma excelente oportunidade de investimento para um futuro profissional. O acordo não gera vínculo empregatício e, sendo assim, há isenção de encargos como INSS, FGTS, 13º salário e 1/3 sobre férias”, destaca Teixeira.

Portanto, dedique-se na sua formação, tire boas notas e busque uma vaga ideal para seu perfil. Seguindo esses passos, você largará na frente dos concorrentes. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *