Como o estágio está alinhado à educação?

Entenda como o ato educativo supervisionado está diretamente ligado à formação educacional do candidato

Segundo dados expostos pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), atualmente temos 17,4 milhões de possíveis estagiários. Porém, apenas 5,7% deles conseguem estagiar. Com a vacinação em massa e o mercado de trabalho mais otimista, a abertura de vagas é uma crescente. Com isso, a prática está diretamente ligada ao retorno positivo da economia brasileira, bem como ao desenvolvimento educacional do aluno. Para entender isso melhor, continue nesta matéria! 

Qual a importância do estágio?

Conforme a Lei nº 11.788/2008, ele é denominado como ato escolar supervisionado e é benéfico para todas as partes. Enquanto concedente, é possível ter isenção de alguns encargos trabalhistas, tais como 13º salário, ⅓ sobre férias, FGTS e INSS. Além disso, não há vínculo empregatício, facilitando também uma rescisão do termo de compromisso (TCE), sem multa. 

Para o acadêmico, também é proveitoso. Consoante à Thelma Cabral, coordenadora da unidade ESTÁGIO 10, associada da Abres, o programa está alinhado à educação. “Além de inserir estudantes no mercado, auxilia no desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional, bem como contribui sob o aspecto social no processo de formação. Afinal, ele é um complemento à educação formal, é a oportunidade de vivenciar as rotinas e os desafios de uma organização”, afirma. 

Além do mais, segundo dados da Abres, cerca de 40% a 60% dos participantes são efetivados. A chance de colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula, promove proatividade maior por parte do discente, elevando sua produtividade e comprometimento com as tarefas propostas, para serem destaques. Ainda, no TCE são  previstas essas atividades e elas precisam estar em concordância com as funções corporativas e o conteúdo escolar. 

Quais as vantagens do estágio para a carreira? 

  • Experiência profissional:

Essa é uma das principais vantagens oferecidas ao aluno. Para o estágio, não é necessário ter experiência, muito pelo contrário, é oferecida essa condição. Muitas vagas CLTs exigem esse requisito, com a prática, é possível já fechar essa premissa e chegar à frente dos demais candidatos quando for a hora. Afinal, essa dificuldade já estará sanada. 

  • Desenvolvimento pessoal:

Além dessa vivência corporativa, o programa coopera para o desenvolvimento pessoal. Isso cria um senso de responsabilidade e forma diversas aptidões, como gestão de tempo e inteligência emocional. “Isso contribui para a amenizar a passagem de fase, da estudantil para a profissional”, complementa Thelma. 

  • Possibilidade de efetivação:

Outro ponto positivo é a possibilidade de se tornar parte do quadro fixo de colaboradores. Esse aluno chega sem vícios e pode ser lapidado de acordo com as particularidades das organizações. Logo, é o caminho natural para um gestor promover esse talento e torná-lo um efetivo no seu time. 

Para o discente, a chance de sair da faculdade empregado, é bem maior. De acordo com Thelma, “você elimina a etapa da adaptação, pois a ambientação foi feita durante todo o processo, diminuindo muito o grau de ansiedade do novo contratado, passando a ter resultados mais rapidamente”. 

  • Mais investimentos na formação:

Muitas empresas investem na formação interna dos participantes, oferecendo workshops, oficinas e treinamentos, de modo a engrandecer as aptidões, seja para uso empresarial ou não. “Isso também contribui para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos”, pontua a coordenadora. Tendo em vista a possibilidade empírica de empregar essas referências. 

  • Impacto na qualidade de vida:

Socialmente falando, a atividade incide diretamente na qualidade de vida dos envolvidos. Um exemplo é a bolsa-auxílio nesta questão, para ajudar a bancar os gastos como livros e apostilas. Essa é uma forma de patrocinar os estudos e incentivar a educação no país.  

Agora você compreende os benefícios do estágio para o aluno e a corporação? Possui dúvidas acerca dessas contratações? Fale com nossos associados e descubra mais vantagens. Para ficar por dentro das novidades do mercado e oportunidades, continue acompanhando o nosso blog. Sempre compartilhamos artigos e notícias sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *