Consiga seu estágio nessa reta final de ano

Essa época é marcada pela grande movimentação por parte das empresas

Consiga seu estágio nessa reta final de ano

O estágio representa o início de um sonho e é uma vivência única para a carreira de quem o realiza. O programa é um ato educativo supervisionado, onde a pessoa vive o cotidiano corporativo e coloca em prática a teoria do aprendizado na sala de aula. Por isso, é fundamental proporcionar isso aos jovens, pois será essencial para futuros bons profissionais.

As vagas na virada de ano

O fim de um período letivo e início de outro representa uma época de movimentação nos estagiários pelas empresas. Isso acontece por conta de contratos chegando ao fim e de alunos se formando. Afinal, essa função não pode durar mais de dois anos na mesma corporação (exceto em caso de deficiente) e para realizá-la é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior, médio, educação especial ou nos anos finais do ensino fundamental.

Sendo assim, muitas oportunidades surgem neste momento e os interessados precisam ficar de olho e aproveitar a chance. “Hoje, a Internet é o maior meio de divulgação de vagas e, por meio dela, você pode encontrar o seu lugar. Seja por redes sociais, imprensa local ou até no site da escola”, explica o auxiliar de recursos humanos da CDL de Uberlândia, associada à Abres, Lucas Teixeira.

Para isso, é interessante manter o currículo atualizado, ter cadastro nos portais de agentes de integração, se qualificar e estar preparado para quando a hora chegar. Ao chegar em uma entrevista, o candidato precisa ter conhecimento sobre o cargo e a companhia, se apresentar de forma correta e, caso seja virtual, encontrar um ambiente calmo e com boa conexão para a conversa fluir tranquilamente.

Dessa forma, milhares de estudantes terão essa chance agora e ingressarão no mercado de trabalho, levando novas ideias, vontade de aprender, conhecimento atual e novo ânimo para dentro das organizações. Assim, os gestores têm a possibilidade de lapidar uma joia para, no futuro, integrar o seu quadro de funcionários.

Por que estagiar?

O principal ganho nessa modalidade é a experiência adquirida para a sua carreira. O contato com as tarefas, os prazos e a rotina empresarial traz inúmeras vantagens para a vida do aluno. “Além de poder atuar em diversas áreas relacionadas a sua formação e obter uma visão mais ampla do dia a dia de um trabalhador, existem outros benefícios garantidos por lei”, complementa Teixeira. 

O colaborador tem direito a uma bolsa-auxílio, sem valor pré-definido e a auxílio-transporte quando for necessário deslocamento até o local de atuação. Outras coisas podem ser oferecidas caso a organização assim deseje. Por exemplo, premiações, sorteios, folgas e outros agrados para motivar a equipe.

A cada 12 meses em um estabelecimento, o integrante ganha 30 dias de recesso remunerado. É aconselhável combinar esse descanso com as férias escolares. Assim, é possível repor totalmente as energias e retornar revigorado para iniciar mais uma jornada. Porém, é possível dividir de acordo com sua preferência.

Para conciliar a parte profissional com a educacional, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Dessa forma, não é preciso largar os estudos para trabalhar, pois é possível fazer os dois. Um ponto muito importante considerando a economia e a educação do país.

“As partes principais estão no fato de não criar um vínculo empregatício. A formalização acontece por meio do Termo de Compromisso de Estágio – TCE e isso a difere da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Por isso, existem algumas particularidades tanto para o discente quanto para a contratante com o objetivo de incentivar esse tipo de acordo”, finaliza o especialista.

Portanto, é hora de ficar ligado nas oportunidades e estar capacitado para conquistar a sua posição. Assim, você largará na frente dos demais. A Abres deseja boa sorte e está torcendo por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *