O que são agentes de integração?

O papel exercido por eles é fundamental para o mercado de estágios

Para a maioria dos estudantes do Brasil, o estágio é a porta de entrada no mercado de trabalho. Eles colocam em prática todo o aprendizado das salas de aula, vivenciam o cotidiano no mundo empresarial e são remunerados por isso. Dessa forma, trata-se de uma iniciativa de extrema importância e, nesse sentido, os agentes de integração têm um papel fundamental para fazer a ligação entre as partes envolvidas na relação.

Os agentes de integração

Essas empresas fazem a conexão entre a contratante, o colaborador e a instituição de ensino. Cada uma delas tem seu jeito de trabalhar e as possibilidades para seus clientes. Os serviços mais oferecidos são a divulgação de vagas, captação de interessados, realização de processos seletivos e a seleção do melhor candidato.

Além disso, os agentes ficam responsáveis pela administração do contrato desse integrante, acabando com a chance de irregularidades e mantendo o acordo dentro da lei. Por conta da experiência no assunto e o amplo alcance, proporcionam benefícios para as corporações. “Cuidamos de todo o processo. Logo, oferecemos praticidade, otimização de tempo e segurança para os envolvidos”, explica Danilo Crema, do Projeto Perfil Estágios, associado da Abres.

Agora, com o home office ganhando espaço, essa busca é por talentos de qualquer lugar do país e do mundo. Então, contar com essas ferramentas ajudará bastante os gestores a encontrarem a pessoa ideal para incorporar seu time no meio dessa enorme quantidade de acadêmicos querendo essa chance.

Por que contratar estagiários?

As organizações têm diversas vantagens ao contratar um estagiário. Primeiro por ser alguém sem vícios anteriores, podendo ser lapidado de acordo com a cultura da empresa e, assim, ser moldado para se tornar um funcionário no futuro. Ele já conhecerá todas as regras, costumes e objetivos da companhia.

Esses jovens também estão atualizados com as tendências do momento e possuem grande capacidade de inovação. Isso acontece pois, para estagiar, é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino superior, profissional, médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA.

Por não se configurar vínculo empregatício, as empresas ficam isentas de encargos trabalhistas como FGTS, INSS, 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário. Quem estagia tem direito a uma bolsa-auxílio, auxílio transporte e recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses. O contrato pode ser rescindido a qualquer momento.

Outro ponto interessante é a ajuda na economia e educação. Pela necessidade do aluno estar matriculado, evita a evasão escolar. Em um país com um número tão alto de desemprego como o nosso, essa oportunidade é valiosa. “O indivíduo traz para sua vida experiências pessoais e profissionais únicas. Ou seja, é crucial para a sequência da carreira”, complementa Crema.

Como realizar a contratação?

Após toda a execução da fase seletiva e a escolha do melhor estudante é realizada a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Nele, deve conter todas as informações sobre o acordo. É celebrado também o Seguro de Acidentes Pessoais. Ele abrange incidentes ocorridos durante o período de vigência do compromisso, 24 horas por dia, em todo território nacional. Os capitais segurados cobrem morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidente.

Portanto, abra as portas do seu negócio para nossa juventude. Para te auxiliar nesse desafio, conte com um agente de integração. Ele te ajudará a obter o melhor talento para o seu time. Você estará fortalecendo o seu empreendimento, dando chance para alguém e ainda favorecendo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *