Estágio desenvolve o autoconhecimento nos estudantes

Entenda os diversos benefícios dessa modalidade de atuação profissional na vida dos jovens brasileiros

Sempre é falado sobre as inúmeras vantagens de se estagiar. Conciliação do conteúdo dado em sala de aula com a prática corporativa, ajuda na construção da carreira e da independência financeira, além de capacitar quem é contratado nesse modelo. Entretanto, outro grande ponto é o desenvolvimento do autoconhecimento. Entenda!

A prática é uma grande escola

De acordo com o CEO da Max Estágios, John Vieira Matias, quem estagia recebe um grande estímulo para definir a trajetória ideal a ser trilhada. “Auxilia na escolha de uma profissão e traz uma visão ao indivíduo sobre qual caminho seguir em relação aos estudos”, comenta. 

Como a prática é definida como o ato educativo escolar supervisionado, ela é designada apenas para quem está matriculado e frequentando (mesmo a distância) uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do nível fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Direcionamento de carreira

Desse modo, o aluno contratado por uma empresa consegue entender a realidade das profissões e verificar quais áreas dentro das diversas possibilidades mais o satisfazem. Justamente por isso, há um grande auxílio para cada jovem descobrir quais são seus talentos e afinidades para, então, se especializar nisso. 

A carga horária reduzida de, no máximo, 30h semanais e 6h diárias também é um grande ponto vantajoso. Afinal, essa medida é tomada para possibilitar um equilíbrio assertivo entre as demandas acadêmicas e as corporativas. Desse modo, o desempenho nos dois contextos será satisfatório para as partes envolvidas. 

O contrato é assinado por até quatro partes

Todo brasileiro acima dos 16 anos inscrito em uma escola ou faculdade dentro das especificações já citadas é elegível para concorrer a oportunidades desse tipo. O contrato, chamado pela Lei 11.788 de Termo de Compromisso de Estágio, deve ser assinado pelo estudante, a empresa responsável pela admissão, a instituição de ensino e o agente de integração, caso houver. 

Vantagens para a contratante

Para a entidade contratante, os ganhos também são imensos. Ainda de acordo com o CEO, elas têm a chance de “receber novas ideias dos jovens, atuar em um ambiente mais diversificado e ainda contribuir com novas oportunidades para o estagiário”. 

O CEO da Max Estágios também dá dicas para quem quer aproveitar assertivamente essa vivência: “aproveite o máximo possível, pois o estágio é uma forma de se integrar no âmbito empresarial e gerará uma vasta carga de experiência”, conclui.

O que o jovem de hoje espera da escola?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *