Estágio é importante para a prosperidade do país

Entenda como a modalidade auxilia no desenvolvimento econômico de toda a nação

O estágio se mostra constantemente como a melhor maneira de inserir jovens no mercado de trabalho. Isso porque a modalidade tem legislação própria para garantir inúmeros ganhos para as empresas e para os colaboradores contratados. O resultado disso, para o futuro do Brasil, é expressivo. 

A principal vantagem para o estagiário

De acordo com o presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios, Carlos Henrique Mencaci, a principal vantagem para o estagiário é poder unir o conteúdo aplicado em sala de aula com a prática corporativa. “Isso porque essa colocação só é permitida para quem está estudando em uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos últimos anos do ensino fundamental na modalidade profissional da EJA (Educação de Jovens e Adultos”, destaca. 

Bolsa-auxílio evita evasão escolar

Além disso, outro ponto considerado vital, inclusive, para manter os jovens na escola ou na faculdade, é a remuneração. Para quem é admitido nesse estilo de atuação na modalidade não-obrigatória, recebe uma bolsa-auxílio compatível com o mercado. “Esse pagamento auxilia muitos brasileiros a financiarem seus estudos e construírem a independência financeira”, compartilha. 

Você sabe se estagiário tem direito a férias?

Ainda nesse tópico, Mencaci destaca como é imprescindível, principalmente em momentos de crise, colocar cada vez mais pessoas no mundo empresarial. “A lógica é simples: como é possível manter a roda da economia girando se uma grande parcela da população não tiver poder de compra?”, indaga o presidente. 

Taxa de desocupação entre jovens é grande

De fato, a crise impulsionada pela pandemia do novo coronavírus impulsionou um cenário  de desemprego, porém, o problema é ainda maior para quem tem entre 18 e 24 anos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD), para esse grupo, a taxa de desocupação média é de 31,4%. São 16,8 pontos percentuais acima da estatística geral. 

Vantagens para as empresas

Pela lei 11.788, é estabelecido: o ato educativo escolar supervisionado não gera vínculo empregatício. Logo, a empresa, quando abre as portas para essa mão de obra, fica isenta dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, ⅓ sobre férias, 13º salário e verbas rescisórias. 

Mencaci também destaca como, para superar os desafios do cenário atual, uma equipe de colaboradores repleta de estagiários pode ser um grande diferencial. “Eles agregam conhecimentos atualizados, proatividade, energia e criatividade para os times e essa pode ser a chave para o sucesso”, comenta. Portanto, investir no estágio é garantir um futuro sólido e promissor para o país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *