Estágio descomplica o início da carreira

A modalidade potencializa a inserção de jovens no mercado de trabalho.

No Brasil, a maioria dos estudantes precisa trabalhar para pagar a faculdade. Ou seja, sem uma chance no mundo corporativo, muitos desistem das salas de aulas por falta de condições financeiras. Por isso, o estágio é uma alternativa para manter e continuar inserindo esses indivíduos no mercado de trabalho. 

A modalidade é uma grande oportunidade de aprendizado

O foco da nação deve ser na educação da juventude. Por isso, no cenário atual é preciso oferecer recursos para o financiamento dos estudos. O ato educativo escolar, de acordo com o seu propósito, é justamente o aprendizado supervisionado. “O jovem terá a possibilidade de, na prática, executar os ensinamentos adquiridos na teoria junto à Instituição de Ensino. Isso trará confiança e know how para enfrentar os desafios profissionais de sua carreira”, explica o diretor executivo da Estágioseguro.com, Giuliano Bortoluci.

Além disso, a modalidade dá a oportunidade de poder entrar ‘em campo’ para aprender, sempre orientado por um profissional experiente. “Isso possibilita a obtenção do conhecimento prático sem as responsabilidades inerentes ao cargo e esperadas de alguém já atuante na área há algum tempo”, complementa o diretor.  

Então, para quem está em busca de uma vaga, a dica é se especializar e adquirir o máximo de conhecimento possível. Conforme estudo do Google, o interesse por cursos on-line bateu recordes nos últimos meses, sendo a procura pelo aprendizado do inglês, por exemplo, a maior desde 2015. 

Esse tipo de atitude permite aos estudantes criar novas perspectivas e deixar o currículo mais atraente. Essa categoria é uma opção mais barata e com flexibilidade de tempo e espaço. Certamente fazem a diferença no currículo e destacam-se em meio à concorrência.

O objetivo é a efetivação

Por outro lado, quando já se está estagiando e um jovem talento se ressalta em uma equipe, por exemplo, é natural para os líderes pensarem em maneiras de retê-lo no grupo. Afinal, um time disposto e com potencial contribui para a alta performance. Logo, a taxa de efetivação desse conjunto é de 40% a 60%.

Para Bortoluci, ser efetivado é a contemplação dos objetivos esperados para esse tipo de contratação. “Além de comprovar um período de aprendizado e troca de experiências importantes para ambos os lados, modela também o educando para o cargo profissional pretendido com a cultura da organização. Essa retenção, com certeza, possui grandes chances de ser a mais acertada tanto para a companhia como para o contratado”, finaliza.

Sobretudo, oferecer esse tipo de reconhecimento pode garantir, inclusive, um colaborador mais motivado e, consequentemente, dedicado com suas tarefas. Portanto, essa iniciativa traz benefícios enormes em diversos aspectos. Nunca esqueça: o jovem é o futuro do país. Não deixe de investir nele!

O mercado de estágios está reaquecendo e, por isso, essa é a hora de se dedicar para conquistar a tão sonhada oportunidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *