Estudantes têm benefícios com o estágio

O estágio é o ato escolar educativo supervisionado feito em ambiente de trabalho. O objetivo é a preparação do jovem para o mundo corporativo. Os estudantes têm diversas vantagens em realizar a modalidade. Afinal, não requer experiências prévias e é a chance de ingressar no mercado.

A modalidade apresenta vários benefícios para o participantes. Uma das principais é a carga horária reduzida, de no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, bem como a proibição de períodos extras. No caso do estágio não-obrigatório, há também a chance de se obter renda por meio da bolsa-auxílio.

Porta de entrada no mercado

Outro ponto fundamental é a aquisição de experiência. “Para muitos, o estágio é o primeiro contato com o mundo corporativo, ou seja, será a porta para o início da sua carreira. Nesse momento, há a possibilidade do desenvolvimento de uma formação baseada no contexto real de atuação, possibilitando uma construção autônoma do conhecimento por meio da vivência de exemplos práticos”, ressalta Matheus Saramago, assistente de planejamento e controle orçamentário da Fundação CDL em Uberlândia (MG).

É decisivo vivenciar na prática o aprendizado da sala de aula e identificar o interesse pela ramo estudado. Trata-se de um diferencial no currículo, pois possibilita a imersão profissional junto a quem já é efetivo em uma corporação. Essa é uma ótima maneira de se destacar em um processo seletivo, pois mostra a atitude e vontade de buscar sabedoria.

Estratégia contra o desemprego

Assim, com o ato educativo escolar, o participante aumenta suas chances de concluir o ensino já empregado, por exemplo. Para os jovens, esse fator faz a diferença, pois a falta de uma colocação os atinge em cheio. Segundo o IBGE, no segundo trimestre deste ano, em meio à pandemia, o desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos ficou em 29,7%, enquanto a média da população em geral foi de 13,3%. 

No âmbito pessoal, consegue-se ter mais confiança. Surgem novas responsabilidades e a descoberta mais sobre o próprio potencial, além da chance de fazer networking. “A atividade contribui com a formação por meio do desenvolvimento das competências comportamentais do estudante”, finaliza Saramago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *