A importância da diversidade na contratação de estagiários

Diante de algumas recentes notícias, a discussão sobre diversidade e inclusão também chegou ao cenário de contratações de estagiários e trainees. Em meio a um ambiente ainda desigual no mundo dos negócios, precisamos nos atentar a esse assunto de grande relevância para a sociedade e para o mercado de trabalho! 

Lendo um pouco mais sobre representatividade e inclusão dentro das corporações, me deparei com informações muito interessantes. De acordo com o estudo “Diversity Matters: América Latina”, realizado pela McKinsey & Company sobre o estado da diversidade corporativa nos países latinoamericanos, quando as as empresas adotam essa postura  tendem a se destacar com processos mais inovadores e colaborativos. Além disso, seus líderes são melhores em promover a confiança e o trabalho em equipe. 

Outro aspecto importante apontado pelo levantamento diz respeito à saúde de seus colaboradores. O comprometimento com a diversidade demonstra aumentar os níveis de felicidade e gerar uma série de comportamentos positivos dos funcionários, maior motivação e um desejo de permanecer por mais tempo na organização.

Tudo isso, se resume em um clima organizacional mais coerente tanto para os funcionários quanto para os negócios. A pesquisa evidencia também como o time têm 152% mais probabilidade de propor novas ideias. A esse dado, podemos relacionar com a importância de estimular contratações mais diversas também de estagiários. 

Isso porque os jovens por si só já contribuem com novas ideias e um pensamento criativo. Quando criamos um cenário diversificado, essa possibilidade é expandida ainda mais. Investir na contratação dos mais novos é sempre um caminho positivo. Eles possuem força de vontade para colocar em prática o conteúdo dado em sala de aula, trazer novas soluções para a companhia e ainda estão em consonância com as tendências digitais.

Abrir os olhos para as desigualdades e preconceitos, ainda presentes em muitas corporações, também ressalta a necessidade do nosso papel transformador. Devemos dar voz, estimular e capacitar ações, pessoas e estratégias formadas com o objetivo de modificar esse cenário.

Sempre oriento aos estudantes buscarem o aprimoramento de seus talentos e competências e não seria diferente em relação às instituições. Precisamos nos reinventar e entender quais práticas não podem mais fazer parte do “normal.” Observe seu quadro de talentos e reflita: está em minhas mãos criar um contexto mais justo e coerente com as necessidades sociais? 

A partir disso, com certeza você criará um novo capítulo para a história de sua empresa. Investir na educação, no futuro das novas gerações e em um mundo mais íntegro será uma transformação tanto para seus empreendimentos quanto para seu desenvolvimento pessoal.

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *