Por que o desemprego afeta mais os jovens?

Por que o desemprego afeta mais os jovens?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a taxa de desemprego entre a população de 18 a 24 anos aumentou de 23,8% para 27,1% no primeiro trimestre. Assim, os jovens são os mais afetados pela falta de oportunidades de trabalho em um cenário de crise. No entanto, alternativas de contratação são opções relevantes.  

A falta de prática é um dos principais fatores, os quais levam os mais novos a terem poucas chances. Na visão de Andréia Andrade, diretora de negócios e gente da ASH Talentos, em períodos de turbulência, eles são os principais atingidos. “O momento sócio-econômico do nosso país não está nada favorável. Infelizmente, nas crises econômicas ou políticas os primeiros afetados são os jovens, pois são considerados mão de obra não qualificada. Além disso, muitas organizações não têm a cultura da contratação deles,contribuindo para o aumento desses índices”, pontua.

Carreira e educação

Nesse contexto, O estágio se apresenta como a melhor forma de proporcionar vivência corporativa e renda aos estudantes. O formato de admissão é aliado da educação, pois sua prática só é permitida para quem está regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino. Portanto, além de não largar os estudos, o aluno consegue ainda obter experiência, fator decisivo para enfrentar os desafios do mercado futuramente.

Para Andréia, o formato favorece a formação de um novo profissional, sem vícios prévios de mercado. “É um ótimo teste para selecionar quem se identifica com a cultura da empresa. Um bom programa de estágio pode trazer novos valores em termos de inovação e criatividade, principalmente neste momento de pandemia, em no qual as organizações precisam se reinventar e manter competitivas no mercado”, finaliza.

Para a realização da modalidade, uma parceria é selada entre o escolar, a parte concedente, a instituição de ensino e, quando houver, o agente de integração. As tarefas a serem desenvolvidas pelo participante devem condizer com seu curso, em caso de ensino superior.

A atividade deve ser valorizada tanto pelas corporações quanto pelos estudantes. O contato com uma corporação é uma maneira eficiente para a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Em contrapartida, a companhia absorve um talento cheio de energia, novas ideias e vontade de aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *