O jovem precisa de tempo para estudar!

Estágio oferece carga horária reduzida e foco no aprendizado para os alunos

Sempre defendo a inserção de estudantes no mercado de trabalho por meio do estágio. Isso porque a atividade é a melhor maneira de permitir a experiência prática sem comprometer seus estudos. Afinal, um desafio para muitos brasileiros é conciliar uma jornada CLT com a faculdade. Essa realidade pode e deve ser transformada, pois o jovem precisa de tempo para estudar!

A Lei do Estágio (11.788/08) limita a carga horária do estagiário em 6 horas diárias e 30 semanais, além de proibir horas extras. Essa determinação existe para permitir ao participante organizar melhor a rotina entre empresa e estudos. O objetivo do ato escolar educativo é o aprendizado, assim, ele surge como aliado da educação.

Na modalidade de contratação efetiva, o colaborador trabalha mais horas e, pode, ainda, fazer períodos a mais. Essa agenda dificulta conclusão de um curso superior, o qual exige dedicação para assimilação dos conteúdos, entrega de trabalhos e o alcance de boas notas em provas. Na hora do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC então, nem se fala!

Por isso, o estágio é a melhor oferta para o educando. Ele permite a diminuição da evasão escolar a partir de sua carga reduzida e foco no conhecimento. Quando pensamos em uma nação na qual 49% das pessoas com 25 a 64 não concluíram sequer o ensino médio, segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico – OCDE, notamos a necessidade urgente de se priorizar a educação!

Assim, se você é empresário, cumpra com sua responsabilidade de transformação social: invista no jovem. Existem milhares de estudantes apenas esperando por uma oportunidade de mudarem suas vidas. Colabore com o futuro do país!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *