Como supervisionar estagiários em home office

Com a chegada do Covid-19 no Brasil, adotar o isolamento social passou a ser um ato de responsabilidade. As empresas e os profissionais estão se conscientizando e tomando medidas preventivas em prol do coletivo. Em meio a esse cenário inédito e singular, surgem também muitos questionamentos sobre a atividade dos estagiários. Nem todos sabiam, por exemplo, a possibilidade do home office para os estudantes.

No entanto, tenho recebido também muitas dúvidas sobre como avaliar e acompanhar as tarefas a distância. Seja no escritório ou atuando em casa, o jovem precisa de atenção, por isso é essencial fornecer feedbacks e orientações. 

Vale lembrar, segundo a Lei 11.788/2008 é necessário indicar um funcionário, com formação ou experiência profissional na área, para orientar e supervisionar até dez educandos simultaneamente. 

Para auxiliar nesse processo de adaptação, menciono dados de um estudo realizado pela Hibou, companhia especializada em monitoramento de mercado e consumo. De acordo com a pesquisa, 41,6% das corporações já está usando ferramentas para realizar chamadas de videoconferência e para criação de conteúdo on-line.

A tecnologia deve estar a nosso favor. É possível conduzir o estágio por meio de ligações de vídeo, recursos de conversas instantâneas, softwares de monitoramento, adequação de afazeres pré-definidos e inclusão na comunicação entre o grupo de funcionários. 

É essencial destacar, apesar do teletrabalho, estagiários devem cumprir uma carga horária de no máximo seis horas diárias e 30 horas semanais. Diante de tudo isso, o importante mesmo é manter a comunicação e a interação com os universitários.

Em tempos de instabilidade, surge a necessidade de refletir sobre nossos papéis como cidadãos e agentes de um futuro mais justo. Nesse momento, precisamos assumir uma postura ativa em defesa da educação e da inserção dos jovens no mercado de trabalho. Portanto, manter a gestão a distância dos seus estagiários é a receita de sucesso. Todos juntos, venceremos essa fase!  

Seme Arone Júnior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *