O estágio para quem faz EAD

Com a evolução da tecnologia, diversos processos ganham novas formas. Com a educação, não poderia ser diferente. Por dentro do mundo digital, os cursos de ensino a distância, mais conhecidos como EAD, são resultado dessa transformação e podem trazer um diferencial para as empresas.

Segundo a lei 11.788, todos os alunos matriculados e frequentando o ensino regular de casa têm o direito de estagiar. O principal objetivo é estimular o acesso à formação superior, continuada ou, até mesmo, nos cursos livres. Afinal, a opção é uma oportunidade para quem quer voltar à sala de aula, ou tem uma rotina agitada e com pouco tempo para seguir com o presencial.

A alternativa atrai muitos profissionais. De acordo com o censo de 2017 da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, 76% das pessoas estudam e trabalham. Essa realidade reforça a necessidade de optar por alternativas mais flexíveis e com menos custos. Ainda segundo o levantamento, 2017 registrou crescimento recorde com sete milhões de matriculados.

Com a alta no desemprego registrado no país, o modelo também auxilia muitos brasileiros a ingressarem no ambiente corporativo. A maioria já possui formação ou experiência profissional e está em busca de sua recolocação ou anseia mudar de área e ganhar novos aprendizados. Assim, por meio do estágio, é possível realizar esse desejo.

Além disso, o perfil desses estudantes impressionam os empreendimentos. Afinal, eles são completamente inseridos no mundo digital e possuem um conhecimento diferenciado. Ainda mais, se destacam por terem outras habilidades valorizadas pelas empresas, como senso de disciplina, organização e responsabilidade.

Portanto, abrace a possibilidade de incluir mais pessoas no mercado de trabalho, por meio da educação e empregabilidade. Apostar em novos talentos é investir em um país melhor, mais justo e igualitário a todas as pessoas.

Seme Arone Junior é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios

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