O que estar atento na busca por um estágio

A realidade da vida profissional só pode ser percebida na prática diária das atividades que compõem aquela profissão. Muitas vezes, ingressamos em uma graduação sem saber como é a rotina daqueles que atuam no ramo que escolhemos. A melhor forma de ter esse contato próximo com a carreira é ingressar no mercado de trabalho cedo, através dos estágios remunerados.

Os estágios remunerados são a melhor forma de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à prática profissional e vivenciar o dia a dia da carreira escolhida pelo jovem universitário.

Os estágios foram disciplinados, no Brasil, pela Lei 11.788/08, que traz a definição desta prática como uma atividade complementar de ensino, sob uma supervisão constante, dentro do ambiente de trabalho. O objetivo de um estágio é a preparação para a atuação no mercado, sem que isso cause qualquer interferência nos estudos do aluno.

Os estágios no cenário brasileiro
De acordo com a disciplina dada pela Lei 11.788/08, os estágios podem ser remunerados ou não. No entanto, todas as vagas ofertadas devem possuir uma remuneração, sempre que o curso de graduação não preveja o estágio como obrigatório dentro de sua matriz curricular. Já para os estágios obrigatórios, o pagamento da remuneração fica a critério da empresa.

O legislador brasileiro buscou o caminho legal para assegurar alguns direitos aos estagiários, como:

garantia de uma jornada máxima, sendo 6h diárias e 30h semanais;

matrícula em curso de graduação, técnico ou ensino médio;

remuneração e vale transporte para os estágios não obrigatórios;

férias de 30 dias após 12 meses e proporcionais, em período inferior;

duração máxima de dois anos na mesma empresa;

A Associação Brasileira de Estágios (ABRES), que tem como propósito o incentivo dos estágios no Brasil, aponta algumas estatísticas que mostram como ainda existem poucas vagas de estágio para os jovens brasileiros.

Dentro de uma comunidade de mais de 9 milhões de alunos cursando o ensino médio e técnico no país, apenas 2,7% estagiam. Já no ensino superior, há pouco mais de 8 milhões de estudantes e apenas 8,9% fazem algum tipo de estágio.

O que considerar ao escolher bons estágios remunerados
A escolha de um estágio não obrigatório deve ser feita com cuidado e sempre levando em consideração que ele deve complementar seus estudos. Portanto, jamais invista em um estágio e negligencie a sua formação acadêmica, afinal de contas, é ela que vai te oferecer as condições para entrar no mercado de trabalho em melhores condições e de forma mais competitiva. Portanto, fique atento a essas dicas para escolher o melhor estágio!

1. Remuneração

A remuneração pode ser considerada por muitos especialistas como um aspecto secundário na escolha do estágio, já que o maior ganho para o estudante virá na forma do aprendizado prático da profissão. Porém, sabemos que, na realidade, muitos jovens brasileiros optam pelo estágio como uma forma de complementação da renda familiar.

Assim, se for possível, tente analisar os estágios remunerados não apenas pelo prisma econômico inicial. Existem muitos estágios que oferecem uma bolsa um pouco inferior, mas os ganhos indiretos de conhecimento são muito superiores.

2. Possibilidades de efetivação após a conclusão dos estudos

Em algumas profissões, é muito comum a prática da contratação de ex-estagiários para o quadro permanente de funcionários da empresa. Esse é um dos fatores que você deve considerar e observar o histórico de efetivações dos estagiários. Isso é especialmente interessante quando você já está mais próximo a conclusão dos seus estudos, pois já pode ser uma garantia de um bom emprego logo após sua formatura.

3. Objetivos profissionais

Sempre faça uma boa pesquisa sobre a área de atuação da empresa e veja se ela correspondente aos seus objetivos profissionais. Se você ainda não definiu qual ramo seguir, os estágios remunerados podem ser uma excelente maneira de experimentar diversas áreas e conhecer mais sobre seu cotidiano prático, inclusive buscando grandes escritórios onde há possibilidade de mobilidade entre áreas.

4. Cultura organizacional da empresa

Muitos jovens têm dificuldade de conciliar os estudos com os estágios remunerados. Quando o ambiente da empresa é bom e motivador, em geral, a combinação dessas duas atividades será mais tranquila, pois você estará mais entusiasmado. Uma forma interessante para conhecer mais sobre a empresa é procurar sobre o que os ex-funcionários falam sobre ela, como é o clima e a cultura organizacional através de sites como o Glassdoor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *