Ações inapropriadas no estágio

Crédito da Imagem: Istock Photo

O mercado de trabalho sofre com a crise e, a cada dia, aumenta a concorrência e diminui a oferta. Segundo nosso último levantamento, no primeiro trimestre de 2016 as vagas diminuíram 14,6% em relação a 2015. Por isso, quem conquista uma oportunidade, precisa ter foco para não se deixar perder em erros comuns.

O ambiente corporativo é complexo e possui uma série de regras, como postura, vestimentas adequadas e comprometimento. Por isso, todo cuidado é pouco para não causar uma má impressão. É necessário saber a forma correta de falar com os colegas e superiores, como agir, a quem se dirigir, saber trabalhar em equipe, gerenciar os desafios, reconhecer regras, cumprir horários, entre outras atitudes adequadas.

Com tantos detalhes a se atentar, alguns se sobressaem e podem ser evitados. São eles:

– Fofoca: falar mal dos demais companheiros de equipe lidera a lista das ações olhadas com maus olhos pelas empresas. Muitas vezes, os boatos retratam a falta de coragem de dizer algo cara a cara.

– Redes Sociais: desperdiçar muito tempo nas mídias sociais também desagrada. Muitos gestores até permitem o uso da ferramenta durante o desempenho profissional, mas não abuse. Elas até podem ser legais, entretanto, quando utilizadas excessivamente, tiram o foco e a produtividade.

– Críticas excessivas ao gestor: se algo o incomoda, não saia falando pelos corredores. Converse com o seu líder e exponha o seu lado. Seja verdadeiro, sem deixar de ser diplomático. A intenção é diminuir atritos capazes de interferir em sua atuação e não piorar a relação.

– Reclamações e postura passiva: certos hábitos são comuns dentro das corporações, contudo, isso não significa o fato das ideias novas não terem vez. Proponha projetos, leve soluções, acredite em seu potencial.

Para tornar o dia a dia mais fácil, é preciso respeitar as diferenças existentes, adaptar-se a novas situações, estar aberto ao feedback e aprender com os erros. Pense: as pessoas são contratadas por suas competências e habilidades, porém são demitidas por suas atitudes. Então, fique esperto para não dar bola fora!

Boa sorte!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *