A chave do mercado

Crédito da Imagem: Istock Photo

A dúvida de muitos jovens em início de carreira é com relação a sua inserção no mercado. Alguns programas de trainee e estágio ajudam jovens a superar dificuldades no início da vida profissional e abrem portas para boas colocações.

Essa preocupação em trilhar um caminho promissor é comum a muitos jovens. Porém, engana-se quem pensa ser sem razão; afinal, em nosso país, por exemplo, a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos foi de 15,1% em 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual é mais que o dobro dos 6,8% da média da população em geral. Já no primeiro mês de 2015, a taxa foi de 5,3%.

Desse modo, adquirir experiências além da formação acadêmica facilita a transição das salas de aula para as organizações. O estágio está entre uma das principais opções, pois não gera vínculo empregatício e contribuir para o aprendizado do jovem, devido ao fato de ele precisar da supervisão de algum especialista em sua área de formação para lhe dar dicas durante suas tarefas. Os programas de trainee geralmente são direcionados para recém-formados, ingressando nas companhias como funcionários em preparação para ocupar cargos gerenciais e estratégicos.

Dessa forma, ter tais atividades em seu currículo sinaliza características essenciais sobre o perfil desse candidato, como iniciativa de buscar oportunidades em um ambiente concorrido, tem garra para aprender e vontade de crescer. Ajude os estudantes em início de carreira abrindo chances em sua empresa! A educação do país precisa de seu engajamento para formarmos futuros profissionais qualificados.

Carlos Henrique Mencaci – Presidente da Abres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *