Espírito Santo pode gerar 2 mil vagas de estágio

Está aberta a temporada de caça ao estágio. Só no Espírito Santo os estudantes de ensino médio, técnico e superior terão acesso  a mais 958 postos de trabalho para aprimoramento profissional, além das mil vagas já anunciadas pelo Governo do Estado dentro do Programa Jovens Valores. Em todo o Brasil, são 45 mil oportunidades para a inserção de jovens no mercado. Somando as vagas estipuladas pela Associação Brasileira de Estágios (Abres) e as oportunidades geradas pelo poder público, os postos de estágio podem chegar a 2 mil.

De acordo com a Abres, as melhores épocas para conseguir um estágio são nos três primeiros meses do ano e no início do segundo semestre. A Abres informou que estimativa de vagas para o Espírito Santo neste segundo semestre, que compreende o período de 15 de julho até 31 de agosto é de 670 para ensino superior e tecnólogo, 212 para técnico e apenas 76 para médio.

Segundo o consultor Rafael Gouveia, da Agência Brasileira de Estágio, a previsão para este segundo semestre é de crescimento na contratação de estagiários. “No Estado, as vagas de estágio caíram 40% nos três primeiros meses de 2009 em relação ao ano passado”, comenta.

Para o presidente da Abres, Seme Arone Junior, com a aprovação da nova Lei do Estágio, nº 11.788/08, as empresas continuam contratando estagiários, pois ganharam maior segurança jurídica, isenção de encargos sociais como o FGTS, INSS, 13º salário, verbas rescisórias, 1/3 sobre férias e aviso prévio. “A dois meses da nova lei completar um ano, as organizações já se adaptaram às mudanças e o setor só não está mais aquecido em função da crise mundial”, afirma.

Perfil

O consultor recomenda que os jovens interessados em estagiar devem se cadastrar nos sites das chamadas agências de contratação. Segundo ele, no Espírito Santo, a maioria das empresas contratantes são da área de serviços e, geralmente, de pequeno porte.

Dentro do nicho de mercado para estágio, o consultor ainda ressalta que, no curso técnico, os alunos de de gestão empresarial são os mais contratados. Já no caso do curso superior, levam vantagem os estudantes de ciências contábeis, economia, publicidade e, principalmente, administração.

rone Junior afirmou por conta da reposição de postos de parte dos estagiários que se forma no meio do ano, as contratações aumentam. “Quem correr atrás agora, com certeza vai sair na frente na disputa por uma oportunidade de estágio”, explica.

Dicas

O presidente da Abres reforça que fazer estágio logo no início da faculdade é uma boa estratégia para a carreira. “Dessa forma, o jovem tem a chance de conhecer melhor a rotina da profissão escolhida e confirmar se é realmente o que deseja fazer”, diz.

Deixar para estagiar no último ano pode ser tarde demais. “Caso as atividades diárias não sejam exatamente o imaginado, o estudante já perdeu muito tempo”, completa.

O estágio ainda segue como a melhor política pública de inserção do jovem no mercado de trabalho, pois financia o estudante e o mantém na escola. “Um ponto positivo é que, além de ser um trabalho social, proporcionar essas oportunidades de experiência reverte na perpetuação da organização”, conclui Arone Junior.

Brasil

Dados da Abres mostram que há 900 mil estagiários no Brasil, sendo 650 mil do nível superior e 250 mil do ensino médio e médio técnico.

Programa Jovens Valores

Os estudantes de ensino médio da rede pública estadual ganharão mil novas vagas de estágio no Estado. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (16) pelo secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira e faz parte do Programa Jovens Valores.

O público-alvo são os estudantes da Grande Vitória, com no mínimo 16 anos, matriculados nas escolas de ensino médio da rede pública estadual, participantes do Programa “Mais Tempo na Escola”. Pode haver expansão para os demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *