País perde 200 mil postos de estágio com a crise

Quatro meses depois da sanção da nova lei do estágio, o país acumula perda de 200 mil vagas, segundo a Abres (Associação Brasileira de Estágios). Em setembro de 2008, havia 1,1 milhão de estudantes estagiando. Esse número caiu para 1 milhão em dezembro e chegou a 900 mil em janeiro de 2009.

O repórter do caderno Empregos, Carreiras e Negócios André Lobato fala, no vídeo a seguir, sobre este e outros destaques do suplemento da Folha, deste domingo. A avaliação dos especialistas consultados pela Folha é que houve uma paralisação inicial por causa da lei e das dúvidas que ela gerou. Depois, na hora de retomar as contratações, veio a crise financeira mundial.

Dacar
Na sessão “Sua Carreira”, veja os desafios enfrentados por profissionais que trabalham nos bastidores do Rali Dacar, cuja última edição aconteceu entre 3 e 17 de janeiro, pela primeira vez na Argentina e no Chile.

Os profissionais retratados na reportagem enfrentam os mesmos desfiladeiros desérticos e picos nevados que os competidores automobilísticos. No entanto, o fazem pilotando caminhões que funcionam como cozinhas ou mecânicas e que pesam ao menos 12 toneladas.

Negócios
Neste ano, diferentemente de em 2008, diversos feriados bloquearão dias úteis –em São Paulo, serão 15 paradas comemorativas em dias de semana.

Enquanto muitos trabalhadores comemoram o descanso extra, empresários enfrentam um dilema: dias parados significam faturamento menor, mas gastar com a abertura sem ter freguesia equivale a prejuízo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *