Empresas e estudantes sob novas regras

Contratações devem aumentar em 2009, depois de uma redução na oferta de vagas em função da entrada em vigor da Lei do Estágio

Mesmo para estagiários experientes e empresas habituadas a contratar estudantes, 2009 será um marco na mudança no relacionamento entre as duas partes. Em vigor desde o final do ano passado, a Lei 11.788 trouxe alterações que para muitos só começam a ser percebidas neste início de ano e com a retomada do ano letivo, em março.

Jornada máxima de trabalho, direito a vale-transporte, férias proporcionais e seguro pessoal de acidentes estão entre as grandes novidades. Segundo Seme Arone, presidente da Associação Brasileira de Estágios, mais de 1 milhão de estagiários e milhares de empresas foram afetados no país, e boa parte ainda tem dúvidas sobre as regras.

No Rio Grande do Sul, a mudança gerou uma queda inicial de 12% nas ofertas em função de dúvidas sobre a lei, segundo Luiz Carlos Eymael, superintendente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola.

Mas a situação já se normalizou, até porque cerca de 75% das empresas com as quais trabalhamos já ofereciam as vantagens que foram regulamentadas. E a expectativa para 2009 é de um crescimento de 4% a 5% nas ofertas estima Eymael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *