É hora de buscar vagas para os estágios

Pense rápido: é melhor passar o Carnaval em férias ou trabalhando? A resposta parece óbvia, mas as agências de recrutamento de estagiários alertam que a segunda opção é a mais indicada. O motivo é simples. Enquanto estudantes não renovam seus contratos de estágio e esticam as férias escolares até o Carnaval, empresas sofrem para encontrar novos talentos.

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), a previsão de vagas para o primeiro trimestre no Estado é de 10,6 mil para o ensino superior e 4,7 mil para o ensino médio. Só no Centro Integrado Empresa-Escola (Ciee-RS), há mais de 3 mil vagas.

Na Fundatec, a coordenadora de estágios, Patrícia Griesang, comemora o aumento de 40% nos pedidos de procura das empresas por estagiários, em comparação com a mesma época de 2008.

-Dedicação faz a diferença

Segundo Roselaine Dias, coordenadora da Link Estagios ABRH-RS, com a nova lei do setor, aprovada em outubro de 2008, quem entra agora, terá férias remuneradas de 30 dias no verão de 2010 e poderá usufruir de outros benefícios.

Para o coordenador executivo do Seibras, Carlito Santos, a diferença de quem busca vaga nas férias é a dedicação.

Nessa época sempre diminui o número de candidatos. Quem procura uma chance chama a atenção pelo interesse.

Procura antes do começo das aulas

Em plena sexta-feira à tarde, Bruna Angrizani Gomes, 20 anos, enfrentou o forte calor e foi ao Ciee, no Centro da Capital, para efetuar o cadastro nos terminais. Estudante do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Ernesto Dornelles, ela busca as vagas antes mesmo de começar as aulas.

Falta dinheiro para ir à praia. O quanto antes o estágio vier, melhor. Quem sabe ano que vem eu tenha essa chance diz.

A jovem destaca que essa é uma ótima época para conseguir uma vaga, pois a concorrência é muito menor.

– “Agora só depende da empresa

Ela já foi encaminhada para uma entrevista em uma rede de supermercados mas não foi chamada:

Não vou desistir. Continuo fazendo cadastros em todas as agências de recursos humanos que eu encontro.

Ao efetuar o cadastro, Bruna ficou sabendo das vagas disponíveis e já tratou de pegar uma carta de encaminhamento.

Agora só depende da empresa torce.

O que mudou?

Logo que a nova Lei do Estágio surgiu, as empresas reagiram com cautela e passaram por períodos de avaliações em suas oportunidades de estágio, analisando as consequências e os benefícios.

– Férias e redução na carga horária

As principais mudanças estão relacionadas à carga horária, que fica limitada a seis horas diárias, e o direito a férias remuneradas de 30 dias a cada ano. Os estagiários também têm direito a vale-transporte e a seguro contra acidentes. Já os estudantes de cursos que exijem estágio obrigatório (não remunerado) não terão direito aos benefícios.

O descumprimento das regras renderá punições, tanto para as empresas, quanto para as escolas. As multas, que variam de R$ 240 a R$ 2,4 mil, serão aplicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Cartilha da Nova Lei do Estágio pode ser acessada no site do MTE, www.mte.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *