Férias mais curtas por uma boa causa

Para quem pensa no futuro, esta época não se restringe à diversão. É hora de garantir o ingresso no mercado de trabalho

Praia, viagem e dias sem fazer absolutamente nada podem ser ótimas opções nas férias. Mas, para quem está em formação profissional, esse pode ser um período valioso para garantir um estágio. As melhores chances acontecem agora por causa do término de contratos de alunos que estão se formando ou pelo fato de muitos serem efetivados ou não terem contratos renovados, afirma Seme Arone Júnior, presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).

Por outro lado, a adequação das empresas às novas regras para
estágio (como garantia de bolsa-auxílio e vale-transporte, em caso de estágio não-obrigatório, e férias remuneradas de 30 dias), sancionada em 25 de setembro de 2008, resultou em uma queda na oferta, acirrando a disputa. A estimativa é de que nos primeiros 45 dias após a aprovação da lei a diminuição tenha sido de 40%. As vagas serão retomadas à medida que se perceber que a lei traz mais segurança para escola, empresa e aluno, diz Arone Júnior.

No ensino superior, a área que mais oferta vagas no Brasil é a de
Administração, segundo dados da Abres. Também é o curso com mais alunos matriculados. No caso do ensino médio, não há uma área específica. São várias as atividades que podem ser feitas relacionadas ao mundo corporativo, para que o aluno tenha noções de comunicação e de relacionamento em equipe, por exemplo, que eles não têm na escola, diz Arone Júnior. Na instituições e nas empresas há vagas para estudantes a partir de 15 anos.

Preparação
A busca pelo estágio precisa ser algo bem planejado, segundo a
psicóloga Taís Targa, coordenadora da Central de Carreiras da
Universidade Positivo (UP). Aborde o mercado de acordo com o que
procura. Se deseja trabalhar em multinacional, por exemplo, é onde deve focar, aconselha. Outra dica é elaborar um bom currículo, de forma objetiva. E ao ser convocado para entrevista, vale uma atenção especial à aparência. Evite exageros com roupa, cabelo, piercing, acessórios e maquiagem. Também é importante esquecer gírias e chavões.

Tanto no nível médio quanto no superior o estágio pode ou não ser
obrigatório para a conclusão do curso. Mas, independentemente das
normas curriculares, deve ser valorizado, não só para ajudar a custear a faculdade, mas para que o aluno complemente o aprendizado. Nesse momento não deve ser levado em conta a temporada na praia ou o carnaval. É uma oportunidade de ter experiência, um certificado de que trabalhou em uma empresa e a avaliação do que fez, comenta o presidente do CIEE-PR, Luiz Sunyé.

Mais do que uma porta de entrada para adquirir experiência e
conquistar bons empregos, o estágio pode ser uma forma de enxergar o futuro de uma forma mais abrangente. Na opinião da psicóloga Marilene Zazula Beatriz, responsável pela Coordenadoria de Integração Mercado Aluno da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), os estudantes devem aprender a ser empreendedores. Temos orientado os alunos a abrir o próprio negócio, a pensar a carreira de maneira ampliada, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *