O estágio abre portas

O desemprego abala significativa parcela populacional, desde a geração adulta até a mais jovem. Não obstante, o Governo e as empresas possuem o importante dever de conceder mecanismos para melhorar as perspectivas de milhões de brasileiros. Logo, uma alternativa interessante para os estudantes conseguirem uma inserção no mercado de trabalho é o estágio. A partir de um contato com a área de atuação desejada, é possível desenvolver-se profissionalmente e conseguir um certo apoio financeiro. Sendo assim, compreenda como esse programa dispõe de inúmeros benefícios para todos os envolvidos!

A aliança entre os estudos e o trabalho

No Brasil, assim como em muitos países, o trabalho é a principal fonte de renda do povo. Independentemente da profissão, o cumprimento de obrigações é fundamental para sobreviver no setor ou até mesmo atingir cargos superiores em uma organização. No caso dos educandos, combinar a vida acadêmica com a laboral pode ser uma tarefa difícil. Por essa razão, existe uma modalidade de atuação idealizada especialmente para esses indivíduos. 

Para entender melhor sobre assunto, vamos a definição completa desse regime, disponivel na Lei 11.788: “Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

Fica nítido, portanto, como nas mais variadas esferas, além dos funcionários efetivos, pode-se contar com esse reforço na equipe. “Ir além dos aprendizados teóricos disseminados em classe é um desejo comum de quem já passou pela sala de aula. Considerando o conhecimento um fator significativo para o alcance de oportunidades cada vez melhores, esse tipo de atuação é uma excelente opção para pessoas em início ou em transição de carreira”, comenta Eliezer Machado, CEO da Jovem Valor.

Estágio X CLT

Antes de tudo, o grande diferencial do estágio é a idade mínima de 16 anos e inexistência de um teto máximo nesse quesito, apenas a necessidade de estar devidamente matriculado e com frequência regular no ensino médio ou superior. Inclusive, os inscritos em pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. De acordo com a legislação, existe a duração máxima de dois anos e a obrigatoriedade de firmar o TCE (Termo de Compromisso de Estágio), sendo responsabilidade da concedente da vaga optar pela efetivação caso tenha encontrado um destaque na execução das atividades propostas. 

Outro ponto relevante é a existência de dois formatos do exercício: o obrigatório e o não obrigatório. O primeiro representa uma exigência na grade curricular de alguns cursos de graduação para a obtenção do diploma, muito comum na área da saúde ou licenciatura. Nelas, a remuneração é facultativa. Já o segundo, é opcional, sendo uma iniciativa própria do indivíduo em se especializar. Aqui, todas as exigências legais devem ser atendidas, como o fornecimento de bolsa-auxílio, recesso remunerado e auxílio transporte no caso de deslocação. 

Ainda assim, a carga horária estipulada é de 6 horas diárias e 30 semanais sem a possibilidade de ser ultrapassada, diferentemente dos trabalhadores CLTs. Contudo, para os alunos da educação especial e integrantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), a permissão é de somente 4 horas diárias e 20 semanais. “Essa medida tem a finalidade de impedir qualquer interferência negativa no rendimento acadêmico. Aliás, se for do interesse do admitido reduzir a jornada durante o ciclo de provas, é preciso ser apresentado ao supervisor um calendário no começo do semestre letivo. Todavia, o intervalo não cumprido pode ser descontado do pagamento”, complementa Machado. 

Os proveitos de estagiar

Adentrar o mundo corporativo é um grande desafio, principalmente quando não se tem experiências anteriores. Por isso, o programa é uma excelente oportunidade para quem está estudando, pois já tem a possibilidade de conviver em um ambiente focado na área de especialização. Além de conseguir se aperfeiçoar, confirmar se escolheu o caminho certo, ter grandes chances de ser efetivado e ainda ser remunerado. Nesse sentido, podemos evidenciar alguns proveitos do estágio: 

– obtenção de experiências: com o cumprimento do expediente do contrato, é possível dedicar ainda mais parte do tempo na profissão, indo além da sala de aula. Assim, conquista-se a parceria perfeita entre teoria e prática dos estudos. 

– testemunho de desafios comuns dentro da profissão: por meio da rotina operacional e companhia de colaboradores mais experientes, as adversidades vivenciadas permitirão um certo preparo para o futuro do profissional em formação. 

networking: construir laços e manter contato com pessoas do ramo desde cedo é uma estratégia interessante para sobreviver no mercado competitivo no qual estamos inseridos. 

– vivência sobre como funciona uma organização: cedo ou tarde, todos precisarão enfrentar o dia a dia no espaço laboral. Dispor dessa convivência desde o início é essencial para o autodesenvolvimento e currículo

– experimento de diferentes áreas de atuação: quando se tem o contato com a área de atuação, o indivíduo consegue avaliar se fez a escolha certa e evitar a transição de carreira tardia. 

– contrato seguro: a partir do TCE, todo o trâmite legal é realizado em conformidade com a legislação. Isso garante a segurança da universidade, empresa e educando.  

– crédito de horas complementares na faculdade: na maioria dos cursos, há a exigência pela vivência prática por meio do estágio. Esse é apenas mais um passo importante para o cumprimento dos requisitos para conquistar o diploma. 

Em suma, os estagiários podem explorar todos os campos envolvidos e descobrir qual combina mais com o seu perfil. Estar exposto a uma cultura empresarial traz uma perspectiva mais formal e organizada necessária para lidar com as grandes ou pequenas companhias. “Os benefícios são sentidos por todas as partes envolvidas. Afinal, os estudantes aprendem com os mais experientes enquanto desfrutam do mar de ideias da juventude”, finaliza o CEO da Jovem Valor. 

Por fim, conte com os associados para encontrar vagas e mais informações sobre processos seletivos e carreiras. Com eles, você desfruta de novas perspectivas para trilhar o seu caminho!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *