A modalidade traz um novo perfil de profissionais para o mercado de trabalho
Com a evolução da tecnologia, diversos processos ganham novas formas. Com a educação, não poderia ser diferente. Por dentro do mundo digital, os cursos de ensino a distância, mais conhecidos como EAD, são resultado dessa transformação e podem trazer um diferencial para as empresas. Segundo a lei 11.788, todos os alunos matriculados e frequentando o ensino regular de casa têm o direito de estagiar.
O principal objetivo é estimular o acesso à formação superior, continuada ou, até mesmo, nos cursos livres. Afinal, a opção é uma oportunidade para quem quer voltar à sala de aula, ou tem uma rotina agitada e com pouco tempo para seguir com o presencial.
A alternativa atrai muitos profissionais. De acordo com o censo de 2017 da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, 76% das pessoas estudam e trabalham. Essa realidade reforça a necessidade de optar por alternativas mais flexíveis e com menos custos.
Ainda segundo o levantamento, 2017 registrou crescimento recorde com sete milhões de matriculados. Com a alta no desemprego registrado no país, o modelo também auxilia muitos brasileiros a ingressarem no ambiente corporativo.
A maioria já possui formação ou experiência profissional e está em busca de sua recolocação ou anseia mudar de área e ganhar novos aprendizados. Assim, por meio do estágio, é possível realizar esse desejo. Além disso, o perfil desses estudantes impressionam os empreendimentos. Afinal, eles são completamente inseridos no mundo digital e possuem um conhecimento diferenciado.
Ainda mais, se destacam por terem outras habilidades valorizadas pelas empresas, como senso de disciplina, organização e responsabilidade. Portanto, abrace a possibilidade de incluir mais pessoas no mercado de trabalho, por meio da educação e empregabilidade.
Apostar em novos talentos é investir em um país melhor, mais justo e igualitário a todas as pessoas.
Seme Arone Junior é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios