O início do ano é sempre um momento oportuno para procurar estágio, mas apesar disso, muitos estudantes não comparecem às entrevistas ou não são encontrados para participarem do processo seletivo.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior, as ausências neste período chegam a 70%, enquanto em tempos normais é de 15%. “Talvez isso aconteça pela própria cultura do País, pois é comum ver as pessoas se preocuparem com a carreira profissional somente após o Carnaval. Muitos acreditam não ter chances antes desse período e outros querem mesmo aproveitar as férias”.
Entretanto, ele comenta que o mercado de trabalho não para e sai na frente quem aproveita a ocasião para fazer dos meses de janeiro e fevereiro sua meta para se destacar nas seleções.
Segundo o supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Marcelo Muniz Paixão, na região do Alto Tietê, a cada dez alunos contatados, cinco estão viajando ou não têm interesse: “Tem jovem que marca entrevista e não comparece. Isso também ocorre nos outros meses, mas é com menos incidência”.
Com isso, Marcelo Paixão frisa que o melhor momento para conseguir uma vaga é realmente agora, no período das férias. “Alguns conseguem até escolher a vaga que deseja devido à falta de candidatos”.
Outra questão importante citada por Paixão é a atualização do cadastro no início do ano. Quem já está inscrito nas instituições, o ideal é incluir novos cursos realizados nas férias, troca de telefone, endereço e e-mail. “É bom aproveitar o momento e fazer cursos extracurriculares. O Ciee oferece 30 temas de cursos on-line, gratuitos”, finaliza. (J.M.)