O período que concentra o maior número de oportunidades para os estudantes, ainda tem 70 mil vagas disponíveis, sendo 50 mil para universitários e 20 mil para ensino médio
Quem pretende começar um estágio ainda este ano tem de se apressar. Março é o último mês do período que concentra o maior número de oportunidades para os estudantes. Dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres) mostram que para a temporada de estágios de 2010, período referente ao primeiro trimestre do ano, haviam 175 mil oportunidades em todo o Brasil. Este mês, ainda restam 70 mil, sendo 50 mil para universitários e 20 mil para alunos do ensino médio e técnico.
O motivo para o aumento da oferta nos três primeiros meses do ano é em razão de muitos alunos se formarem no fim do ano e serem efetivados ou rescindidos. Há também reposição de vagas remanescentes dos programas de estágio.
De acordo com o presidente da Abres, Seme Arone Junior, a relação vagas/candidatos durante este período possibilita ao estudante conquistar uma chance com mais facilidade, já que muitas pessoas faltam em processos seletivos por conta do período de férias. Também há uma expectativa positiva do mercado devido aos indicadores econômicos projetarem um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB): “Após março, ainda surgirão mais vagas, porém, este primeiro trimestre tem uma maior oferta de vagas e é ideal para quem busca espaço no mercado de trabalho”.
Procura
Segundo o diretor-executivo da Perfil de Talentos, Afonso Lamounier de Moura, não há mais muito tempo para se programar, pois a terceira semana do mês está aí e muitos processos seletivos já estão em andamento. “O que pode ser feito agora é identificar novos processos seletivos e candidatar-se para participar deles”, aconselha.
Além disso, Moura informa que, às vezes, as grandes organizações também abrem vagas fora dos inícios de semestre, seja para repor vagas ou para novas demandas, afinal, a economia está ativa e as empresas estão contratando.
Contatos
Para Arone Junior, o ideal, quem ainda quer tentar uma vaga, seria avisar os colegas que já fazem estágio, da sua intenção de entrar para o mercado. “Seu círculo de relacionamento é muito importante para conseguir uma possível indicação”, comenta.
O jovem também pode acessar o site da Abres (www.abres.org.br) e se cadastrar gratuitamente nos agentes de integração mais próximos de sua residência e concorrer a muitas vagas. O presidente da entidade diz, ainda, que vale a pena pesquisar os sites das empresas onde se deseja estagiar e preencher o cadastro eletrônico em todas elas.
Além disso, o estudante deve buscar as oportunidades de estágio nos murais dos departamentos de estágio da sua instituição de ensino, entrar nos sites dos agentes de integração e candidatar-se às vagas, bem como conhecer rapidamente o que é uma entrevista, uma dinâmica de grupo e fazer simulados de testes de português, matemática e raciocínio lógico. “Ler bons livros sempre contribui para a melhoria do vocabulário e vai ajudar para um bom desempenho nas relações e nas entrevistas”, completa.