Os brasileiros contam com uma das festas mais bonitas e conhecidas do mundo, o carnaval. Pela sua importância, muitas pessoas acabam deixando para projetar e colocar em prática suas metas somente após esse feriado. No entanto, o mercado de trabalho não espera e a temporada de estágios já está aberta.
Para este ano, estão previstas 175 mil novas oportunidades em todo o País no primeiro trimestre, revertendo a tendência de queda. Em 2008, foram ofertadas 220 mil vagas e em 2009, 156 mil. Dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres) registravam 1,1 milhão de estagiários antes da publicação da nova Lei do Estágio, para 900 mil atualmente.
Apesar da perda de 200 mil postos, os estudantes devem aproveitar essa melhora no mercado e sair em busca de um estágio.
Com a conclusão da faculdade no fim do ano, muitos estagiários são efetivados ou rescindidos. Por isso, as empresas colocam à disposição novos postos nos primeiros três meses de cada ano.
No entanto, o reaquecimento da economia também é responsável pelo aumento do número de vagas. Então, a dica é não deixar para depois o que pode ser feito agora. Afinal, pró-atividade é um dos requisitos mais valorizados nos profissionais atualmente. Outra vantagem de iniciar um estágio o mais rápido possível é a chance de conhecer na prática a carreira escolhida. Caso o jovem não se identifique com as tarefas, ele ainda tem tempo suficiente para procurar outra profissão.
A experiência também é um grande diferencial. Além dos conhecimentos adquiridos em ambiente acadêmico, se manter sempre atualizado sobre os acontecimentos do mundo e fazer cursos extracurriculares auxiliam na conquista de um bom estágio. Corra atrás agora, porque as melhores vagas serão preenchidas pelos mais rápidos, mas também pelos mais bem preparados. Boa sorte!
Seme Arone Junior é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres)