Cerca de 45 mil vagas. Segundo a Abres (Associação Brasileira de Estágios), esse deve ser o número de postos de estágio abertos neste início do segundo semestre de 2009. Só o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que faz intermediação entre empresas e estudantes, prevê a abertura de mais de 10 mil vagas em todo o Brasil. E o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), que também recruta estudantes, anunciou que tem 12 mil postos abertos.
O aumento de ofertas, que se repete no início do ano, ocorre porque muitos contratos estão vencendo (os universitários que ocupam os postos estão concluindo a graduação). Além disso, Eduardo de Oliveira, superintendente operacional do CIEE, diz que, mesmo nos casos em que o estagiário ainda está estudando, o contrato pode não ser prorrogado “pelo interesse do estudante em vivenciar novas experiências, o que multiplica as oportunidades em oferta”.
Está tentando conseguir um estágio? Ou não é feliz no seu? Troque ideias
Segundo Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação do site Estagiários.com, o estudante não deve sair do estágio antes de um ano. “Se o jovem sair a cada seis meses, não dá tempo de ele perceber a filosofia da empresa, entender os processos e conhecer as pessoas. Ele não vai acrescentar nada para a empresa e pode sair marcado.” Antes desse tempo, Bortoluci só recomenda a saída se o estágio estiver desvinculado do curso do estudante ou com tarefas muito simples. Mas, antes de abandonar o posto, é preciso conversar com o gestor sobre os problemas ou sobre uma possível mudança de área dentro da empresa.