Os estudantes de direito podem se inscrever durante o mês de março em pelo menos dez processos seletivos de órgãos públicos que oferecem bolsa-auxílio de até R$ 700. Juntas, as instituições têm pelo menos 736 vagas, além de formação de cadastro de reserva, para os postos abertos no prazo de vigência dos concursos.
A maioria dos concursos exige que os estudantes estejam a partir do 6º semestre, no caso de cursos semestrais, ou 3º ano, no caso de cursos anuais. É importante avaliar os requisitos de cada órgão no edital.
A carga horária é de 20 ou 30 horas semanais, e os estagiários têm direito a vale-transporte. Alguns órgãos oferecem também seguro de acidentes pessoais. Na maioria dos casos, a taxa de inscrição é gratuita ou trocada por alimentos.
Os direitos previstos na nova lei do estágio são, além da bolsa, carga horária de até seis horas diárias, vale-transporte, e recesso remunerado de 30 dias após um ano de trabalho. Os contratos podem durar, no máximo, dois anos.
A área pública é uma opção para os estudantes de direito, pois na iniciativa privada o curso é um dos têm menor número de vagas disponível e grande número de candidatos, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres).