Contratações devem aumentar em 2009, depois de uma redução na oferta de vagas em função da entrada em vigor da Lei do Estágio
Mesmo para estagiários experientes e empresas habituadas a contratar estudantes, 2009 será um marco na mudança no relacionamento entre as duas partes. Em vigor desde o final do ano passado, a Lei 11.788 trouxe alterações que para muitos só começam a ser percebidas neste início de ano e com a retomada do ano letivo, em março.
Jornada máxima de trabalho, direito a vale-transporte, férias proporcionais e seguro pessoal de acidentes estão entre as grandes novidades. Segundo Seme Arone, presidente da Associação Brasileira de Estágios, mais de 1 milhão de estagiários e milhares de empresas foram afetados no país, e boa parte ainda tem dúvidas sobre as regras.
No Rio Grande do Sul, a mudança gerou uma queda inicial de 12% nas ofertas em função de dúvidas sobre a lei, segundo Luiz Carlos Eymael, superintendente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola.
Mas a situação já se normalizou, até porque cerca de 75% das empresas com as quais trabalhamos já ofereciam as vantagens que foram regulamentadas. E a expectativa para 2009 é de um crescimento de 4% a 5% nas ofertas estima Eymael.