Estágio: a porta de entrada para o sucesso

Proporcione essa oportunidade para profissionais iniciantes

O estágio sempre foi a ponte mais eficiente entre a teoria da sala de aula e a prática do mercado de trabalho. No entanto, enquanto milhões de estudantes buscam essa oportunidade, muitas empresas ainda hesitam em abrir suas portas por desconhecer as vantagens e as regras desse modelo.

Segundo o último censo do Inep/MEC, apenas 5,5% dos 20 milhões de estudantes aptos a estagiar no Brasil conseguem uma vaga. Esse dado revela um gap enorme entre a demanda e a oferta. Na maioria das vezes, a razão não está na falta de candidatos qualificados, mas no desconhecimento das contratantes sobre como a modalidade pode ser vantajosa para elas.

De acordo com a deputada federal Adriana Ventura (NOVO – SP), também há um problema na formação dos profissionais: “precisamos ampliar o acesso ao ensino técnico, pois forma pessoas para vagas de emprego já disponíveis. Temos hoje, no Brasil, um déficit de colaboradores na área de Tecnologia da Informação e não observamos um esforço para estimular essa escolha por parte dos jovens”.

O estágio transforma vidas

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE), regulamentado pela Lei nº 11.788/2008, é o documento responsável por formalizar essa relação. Ele deve ser assinado antes do início das atividades pela empresa, estudante, instituição de ensino e, quando aplicável, pelo agente de integração.

Contudo, o estágio vai muito além de um simples contrato. Para o jovem, é a chance de ganhar experiência, aplicar seus conhecimentos e, em muitos casos, garantir uma renda para custear os estudos ou até mesmo sustentar a família. Do lado da organização, é a oportunidade de moldar talentos desde cedo, alinhando-os à cultura do local, sem os encargos trabalhistas de um contrato CLT.

“Essa experiência é fundamental para o estudante observar se tem afinidade com o cotidiano da área escolhida. Além disso, o profissional só vai desempenhar sua função e ser útil a quem lhe contrata se souber, de fato, produzir. Para o empregador, o importante é a prática”, destaca a deputada federal.

Por que contratar estagiários?

Imagine poder contar com uma equipe motivada, cheia de energia e sede de aprendizado, disposta a trazer novas ideias para o seu negócio. Agora, some a isso a flexibilidade do contrato e a ausência de custos trabalhistas.

O estágio oferece:

Custos reduzidos: não há obrigação de FGTS, INSS, 13º salário ou férias remuneradas;

Flexibilidade: carga horária limitada a seis horas diárias ou 30h semanais, com possibilidade de redução em períodos de prova;

Formação de talentos: você treina o talento desde cedo, aumentando as chances de efetivá-lo como um colaborador de alto desempenho no futuro.

Quais os direitos e deveres no estágio?

O estagiário tem direito a um recesso remunerado de 30 dias a cada ano de contrato (ou proporcional, se o período for menor). Além disso, a empresa é obrigada a fornecer um seguro contra acidentes pessoais, válido 24 horas por dia, em todo o território nacional.

Quem pode contratar? Pessoas jurídicas de direito privado, órgãos públicos e até profissionais liberais registrados em seus conselhos (como médicos, advogados e engenheiros) têm essa possibilidade.

O estágio é uma ferramenta poderosa para formar profissionais qualificados, alinhados aos valores da companhia e prontos para contribuir com o crescimento do negócio. Enquanto você investe no futuro desses estudantes, também está ajudando a construir um país com mais oportunidades e menos desigualdade.

Nesse sentido, Adriana ressalta a relevância do PL 4477/2024, da deputada Ely Santos, também de São Paulo, para criar mais oportunidades no Brasil. “Em linha gerais, o projeto amplia o tempo de uma pessoa ser estagiária. Como sou favorável à flexibilização das relações de trabalho, com maior contratação de mão-de-obra jovem, apoio essa ideia”.

Então, que tal abrir as portas do seu negócio para essa geração? O resultado pode surpreender você.

Vamos juntos nessa missão?

Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *