A saúde mental dos estagiários em 2025

Essa deve ser uma preocupação dos líderes

O bem-estar psicológico dos colaboradores será um tema prioritário para as empresas brasileiras em 2025. Com o aumento de afastamentos relacionados a estresse, ansiedade e Burnout, essa questão tem ganhado destaque nas estratégias organizacionais.

A NR-1 e a saúde mental dos estagiários

A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) entrará em vigor em maio de 2025. Ela determina a inclusão de riscos psicossociais nos processos de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). No entanto, essa adaptação vai além da obrigatoriedade legal: compreender a importância do tema é essencial para promover ambientes produtivos e harmoniosos.

Fatores como sobrecarga de tarefas, pressão por metas irrealistas, ausência de suporte e conflitos interpessoais se tornaram desafios frequentes nas companhias brasileiras. De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), mais de 4,5 milhões de estabelecimentos têm colaboradores e, no país, há 1,1 milhão de estagiários. Essa complexidade reflete um cenário cada vez mais exigente e desafiador.

Esses aspectos contribuem significativamente para o aumento de doenças emocionais, resultando em afastamentos. Além de impactar diretamente os indivíduos, tais problemas reduzem a produtividade e geram custos elevados para as organizações.

A atualização da NR-1, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, exige a identificação, avaliação e mitigação dos riscos psicossociais no ambiente laboral. Após o mapeamento desses pontos, as corporações deverão adotar planos de ação preventivos, como a redução da carga excessiva de demandas, incentivo a boas relações interpessoais e monitoramento contínuo para avaliar a eficácia das iniciativas adotadas. Setores como teleatendimento, bancos e saúde estarão sob fiscalização intensificada.

Apesar de a norma não exigir a presença de psicólogos em tempo integral, recomenda-se o treinamento da equipe em intervenções básicas, como:

  • Escutar e oferecer apoio imediato
  • Proporcionar um clima acolhedor e seguro
  • Orientar para ajuda profissional, se necessário

O investimento no bem-estar do time fortalece a cultura organizacional e melhora indicadores como engajamento e resultados. Colaboradores saudáveis são mais comprometidos, leais e produtivos. Logo, afeta diretamente no sucesso do negócio.

Ao priorizar a saúde mental em 2025, você terá a oportunidade de transformar desafios em números positivos. Além disso, constrói-se futuros líderes com essa mentalidade e, consequentemente, impacta a sociedade. Conte com a Abres!

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *