Como escolher o estágio ideal para sua carreira?

A escolha do estágio ideal é um dos passos mais importantes para a carreira corporativa do estudante. Estar em um local de constante aprendizado será significativo em seu desenvolvimento profissional. Por isso, daremos algumas dicas para ajudar nessa decisão. Acompanhe, nesta matéria, quais pontos levar em consideração para ter mais assertividade nessa escolha.

Em seu período de estudo na universidade, o aluno se depara com diversos cenários para se inserir na esfera. Porém, achar o melhor percurso é necessário para futuramente sentir-se realizado dentro da sua jornada . Assim, em um panorama geral, receber alguns auxílios será agregador.

De acordo com a Abres, Associação Brasileira de Estágios, o número de estudantes e estagiários no Brasil é de 1,1 milhão. Ensino médio e técnico são 10.090.568, deles 264 mil (2,61%) estão estagiando. No ensino superior são 9.976.982, dentre eles 836 mil estagiam (8,38%).

Segundo Roberta Kato, diretora da Kato Consultoria e Treinamento, tê-los na empresa é vantajoso para ambas as partes. “A contratação de estagiários é fundamental para a empresa por diversos motivos. Eles representam uma potencial fonte de talentos futuros e contribuem com inovação, novas visões, tornam o ambiente de trabalho mais dinâmico e são um grande suporte no dia a dia”, afirma.

Listamos, abaixo, algumas dicas para servir de apoio quando o discente estiver pronto para o mercado de trabalho.

1) Conheça os seus interesses e objetivos

Para iniciar o caminho laboral, é necessário ter em mente quais os seus objetivos e o ramo de interesse para seguir. Área de atuação, competências para aprender e ter um propósito facilita na busca de oportunidades alinhadas ao perfil próprio. Assim, essa clareza abre horizontes sobre suas metas. 

2) Pesquise sobre o mercado 

O meio corporativo possui um vasto número de empresas com segmentos diversificados, logo, conhecê-lo é significativo para filtrar os seus pontos de interesse. Obter informações sobre corporações e descobrir os seus modelos de negócios auxiliam nos pensamentos sobre o desejo de atuar em uma área específica. 

3) Avalie o plano de desenvolvimento

Uma boa parte dos funcionários almejam crescer dentro de uma companhia, por isso, conhecer o plano de carreira oferecido é significativo.  Logo, quando isso é visto no ambiente, as chances de efetivação aumentam.

4) Priorize desafios e práticas

Dentro da instituição de ensino, o aprendizado é baseado nas matérias teóricas e atividades similares ao meio corporativo. Já em um negócio, as demandas são práticas. A valorização dos desafios é um ponto crucial para se desenvolver como um bom colaborador e competente na realização das tarefas. Por isso, lidar com situações complicadas te ajudam na progressão individual e coletiva.

5) Pense na flexibilidade com os estudos

Para um bom desempenho nos estudos e na vida laboral é necessário manter um equilíbrio entre essas duas partes. Veja se o seu estágio permite uma boa performance no aprendizado escolar enquanto evolui na experiência.

“O ato educativo escolar supervisionado é o ponto de partida para a carreira, então é necessário ter foco. Dedicar tempo para construir um currículo claro, realizar networking com colegas e professores, demonstrar interesse e amplificar as suas qualidades”, instrui Roberta.

A escolha do local ideal para exercer a profissão exige autoconhecimento. Levar em consideração todas as etapas e realizar um investimento a longo prazo é necessário para o futuro do estudante. Assim, o preparo desde a universidade até o início da caminhada corporativa é fundamental para manter um avanço constante. 

Quer receber mais dicas?

Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios. Aproveite e visite a página dos nossos associados, inclusive a Kato Consultoria e treinamentos pode te ajudar na formação da sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *