Dicas para conseguir o primeiro estágio

O mercado de trabalho passa por constantes mudanças e os jovens são fortemente impactados por meio dessa nova realidade. As empresas investem cada vez mais para agregar nas tarefas internas. Para os estudantes, é uma grande oportunidade na conquista do primeiro emprego e em exercer a sua profissão. Acompanhe, nesta matéria, como o discente pode se preparar para assumir esse papel na esfera laboral.

Esse método de contratação é amplamente valorizado pelo meio corporativo. Facilitando ambas as partes, os alunos vivem na prática todos os ensinamentos aprendidos em sala. Pelo lado empresarial, trazer novas ideias para atuar na equipe é fundamental para alcançar resultados positivos e o acompanhamento das evoluções profissionais. 

De acordo com dados da Abres, Associação Brasileira de Estágios, o número de inserções nessa modalidade aumenta a cada ano. Em 2021, a quantidade de estagiários no Brasil era de 900 mil. Em 2022, houve um aumento para 950 mil. No ano seguinte, esse número subiu para 1 milhão. Por fim, em 2024, foram contabilizados 1,1 milhão.

Para Roberta, essa busca é essencial para melhores resultados nas atividades. “Investir em estagiários é, na verdade, pensar no futuro da organização. Eles trazem frescor ao ambiente, com novas ideias e disposição para aprender”, afirma Roberta Kato, Diretora da KATO Consultoria e treinamento.

Para o aluno se inserir nessa modalidade, algumas dicas podem ser cruciais para o seu melhor desempenho dentro da corporação. Algumas delas são:

Prepare um currículo focado

Na elaboração de um currículo, fornecer informações sobre experiência, atividades, cursos e projetos extracurriculares, enriquecem o documento na avaliação do recrutador. Outro ponto importante é destacar as habilidades, comunicar essas competências é significativo para assumir o cargo. Ser objetivo e incluir uma linguagem simples é essencial.

Busque experiências práticas em projetos

Para quem não possui vivências laborais, participar de projetos acadêmicos é um diferencial para implementar no portfólio profissional. Estar em lugares para desenvolver na prática, auxiliam no alinhamento com as exigências do mercado e a área de interesse.

Construa networking

A participação em eventos, palestras, projetos e workshops são de extrema importância para construir relações. Esses ambientes são significativos para entender como profissionais da área se comportam e receber dicas para colocar em prática na jornada corporativa. Conversar com professores e colegas de classe ajuda nas indicações de estágio.

Invista no desenvolvimento de soft skills

Trabalhar as competências interpessoais transparece um certo preparo quando ingressar em uma companhia. Além disso, você pode incluí-la em seus documentos pessoais e apresentá-las em uma entrevista de emprego. Será um ponto positivo para os avaliadores.

Esteja preparado para a entrevista de emprego

Procurar sobre a relevância da empresa e seus valores são pontos necessários em uma conversa com o RH. Por isso, ter um comportamento adequado, postura e realizar perguntas podem torná-lo um destaque.

“Preparação é a chave. Primeiro, pesquise sobre a empresa: conheça sua missão, valores e principais projetos. Isso mostra interesse e alinhamento. Segundo, pratique suas respostas: foque nas perguntas mais comuns, como pontos fortes, desafios superados e expectativas de aprendizado. Escolha uma roupa adequada ao ambiente corporativo, seja pontual e demonstre entusiasmo”, completa a diretora.

Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios. Aproveite e visite a página dos nossos associados, inclusive a Kato Consultoria e treinamentos pode te ajudar na formação da sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *