O estágio é uma iniciativa entre as empresas e instituições de ensino para profissionalizar os estudantes em formação acadêmica. Assim, torna-se papel das organizações agregar treinamento e prática na carreira dessas pessoas. Então, qual a vantagem de admitir esse público e participar do processo de construção da trajetória corporativa? Veja mais sobre o assunto nesta matéria!
Quem são os estagiários? Entenda mais sobre o público candidato dessas vagas!
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil existiam cerca de 877 mil pessoas nessa atividade, no primeiro trimestre de 2023. Os candidatos a essas vagas são compostos por estudantes, do nível médio, técnico ou superior, a partir dos 16 anos de idade, pois é o perfil estabelecido pela própria lei n° 11.788/2008.
Todo candidato ao estágio não tem experiência?
O presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios, Carlos Henrique Mencaci, explica o porquê os interessados, geralmente, não têm experiência. “Muitos alunos estão iniciando a sua carreira. Logo, a única experiência no currículo é a acadêmica, cursos e, até mesmo voluntáriados. Contudo, como a posição oferece aprendizado e essa oportunidade faz os olhos de um novato brilharem”, diz.
Nesse contexto, Rosimar Campos, assistente social e responsável pela Central de Estágios MT, complementa o impacto dessa chance para o indivíduo. “Eles são discentes ainda sem o conhecimento sobre as áreas do mercado. Por meio dessa iniciativa, eles conseguem entrar em empresas as quais, provavelmente, não poderiam nessa fase de outra maneira”, argumenta a especialista.
Qual o impacto de contratar estagiários na dinâmica da empresa?
Para ressaltar os proveitos de abrir as portas da instituição para receber esses talentos em busca de profissionalização. Rosimar lista três benefícios de investir no futuro do meio corporativo. Confira:
Formação de futuros profissionais: os alunos contratados trazem perspectivas frescas e saberes atualizados, especialmente em áreas como tecnologia e mídias sociais. Ao proporcionar a capacitação deles, a companhia contribui para a evolução do mercado de trabalho como um todo.
Título de marca empregadora: contratar estagiários demonstra comprometimento com o desenvolvimento, a formação de novos talentos e responsabilidade social. A marca empregadora dá visibilidade positiva, pois oferece aprendizado e crescimento. Assim, os estagiários podem compartilhar suas experiências, ampliando o alcance da instituição e atraindo outras pessoas.
Encontro de talentos para efetivar: uma das dificuldades enfrentadas pela área de recursos humanos é encontrar aspirantes completamente qualificados para determinada posição. Porém, por meio dessa vaga, é possível buscar pessoas com identificação na cultura organizacional e treiná-lo para atender as necessidades da corporação. Assim, ao evoluir as habilidades, ele pode ser efetivado e manter a sua trajetória.
Todas as empresas podem contratar estagiários? Entenda quem está apto para esse processo!
Quando se trata das companhias, o recrutamento desses candidatos pode ser feito pelas seguintes entidades: as corporações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.
A quantidade de estagiários por empresa também fica esclarecida na legislação. “I – de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário; II – de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários; III – de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários; IV – acima de 25 (vinte e cinco) empregados: até 20% (vinte por cento) de estagiários”.
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