Estágio: o papel da empresa concedente para o futuro do aluno

O ato educativo escolar supervisionado é o ponto de partida para os estudantes conhecerem e acumularem conhecimentos para serem levados ao longo da vida. Por meio disso, a parte concedente do estágio possui um papel fundamental na construção e evolução do indivíduo dentro do mercado de trabalho. Além de ajudar na inserção, as empresas auxiliam em muitos outros quesitos. Acompanhe nesta matéria!

Possuir um bom quadro de funcionários é a meta de muitas corporações. Para isso, investir na troca de experiências em todas as idades pode ser um diferencial no surgimento dos resultados. Dessa forma, a contratação de estagiários traz uma renovação para o grupo e investe em um colaborador proativo para realizar as tarefas.

Segundo um estudo do GOV, somente no terceiro quadrimestre de 2023 foram abertas 1.150.149 empresas, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2022. Ao longo de todo o ano de 2023, o número foi de 3.868.687, crescimento de 0,7% em comparação a 2022. Comércio e prestação de serviços representam 81,7% das companhias em funcionamento no país, mantendo-se a tendência em 2023, com 83,9% abertas representando esse setor.

A oportunidade de integrar estudantes em suas primeiras experiências profissionais é fundamental para contribuir com o destino de sua carreira. Inserido na esfera laboral, ele passa a conhecer as funções da área escolhida e recebe ensinamentos essenciais para carregar em sua bagagem corporativa.

Investir nesses alunos traz benefícios para ambas as partes. “Eles representam uma potencial fonte de talentos futuros, estabelecendo uma reserva de recrutamento, gerando economia de tempo e custo com uma seleção externa. Também contribuem com inovação, novas visões, tornam o ambiente de trabalho mais dinâmico, além de serem um grande suporte no dia a dia aos colaboradores mais experientes”, afirma Giselle Moreira, gestora de talentos e psicóloga da Kato Consultoria e Treinamento.

Melhores resultados do estagiário

Um dos grandes benefícios da inserção em seus primeiros empregos é a vontade de aprender e agregar com o time. Por estar em seu contato inicial com o ambiente laboral, o desejo de colocar em prática, as atividades exercidas na escola ou faculdade, trazem um impulso a mais nesses passos.

Além disso, poder treinar o talento de acordo com as próprias exigências também é uma vantagem. Ele exerce os seus ofícios mediante as necessidades do mercado. Assim, além do ensino, passa a ser moldado por meio das circunstâncias enfrentadas ao longo do seu período de aprendizagem.

Risco minimizado

Mediante a uma contratação, quando se tem uma bagagem antes do atual emprego, o estudante pode trazer algumas “manias”. Dessa forma, o processo de adaptação para atuar de maneira correta em outro local é mais rápido. Logo, os riscos de erro são minimizados.

Disposição do estagiário

Para o aluno, estagiar é uma ótima oportunidade. Independente da remuneração, o networking construído, as funções exercidas e as vivências na profissão, passam a ser o primordial para sua jornada. Pelo lado da instituição, buscar a sua excelência e trabalhá-la, é significativo para, futuramente, possuir uma equipe de ponta.

O passo a passo também é de extrema importância para os dois lados. “Muitos demonstram um grande potencial durante esse período, isso pode ser aproveitado no processo de efetivação, contribuindo para o desenvolvimento do time e da organização como um todo. Com a sua contratação, garante uma continuidade nas atividades e projetos dos quais ele estava envolvido, evitando interrupções e mantendo a estabilidade do grupo”, completa Giselle. 

Quer investir nesses talentos para o seu grupo? Então entre em nosso site e receba todas as informações, notícias e dados necessários para obter conhecimento sobre o assunto. Além disso, conheça o trabalho dos nossos associados. A Kato Consultoria e Treinamento é o lugar ideal! Acompanhe-os e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *