Geração Nem Nem: o que é? Qual o impacto do estágio?

A construção de um futuro, geralmente, tem como base a educação e a dedicação a uma profissão. No entanto, para algumas pessoas, a ausência de oportunidade tende a afastá-las desse processo. Esse comportamento foi responsável por gerar a Geração Nem Nem. Quer compreender mais sobre esse grupo? Então veja, nesta matéria, as características, causas e como o estágio pode impactar essa situação! 

O que é a Geração Nem Nem? 

A Geração Nem Nem é caracterizada por jovens fora do ambiente estudantil e de trabalho, principalmente, na faixa etária dos 14 aos 24 anos. Segundo dados do Ministério do Trabalho, esse grupo aumentou. No primeiro trimestre de 2023, eles eram 4 milhões e, no mesmo período de 2024, o número chegou a 5,4 milhões. Deles, quase 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos e 68% são pessoas negras. 

De acordo com Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios, essas circunstâncias impactam negativamente o desenvolvimento do indivíduo. “Tanto a escola, universidade e o trabalho são ecossistemas formadores, não só de conhecimento, mas proporcionam a construção da identidade e participação no mundo. Sendo assim, afastados dessas instituições, as pessoas podem sofrer ainda mais os efeitos da desigualdade social, barreiras educacionais, precarização do emprego e desafios com a saúde mental”, comenta o especialista.

Qual o papel do estágio na redução dos números da Geração Nem Nem? 

Primeiro, é necessário compreender a dinâmica desse cargo. O estágio tem o objetivo de incluir estudantes, geralmente sem experiência, no ambiente corporativo. Logo, para participar, o candidato precisa estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior. 

“O ato educativo escolar supervisionado é a oportunidade ideal para manter o aspirante estudando e em uma rotina laboral ao mesmo tempo. Dessa maneira, a participação em uma instituição de ensino pode ser vista para aumentar as chances de conseguir uma posição de sucesso em uma organização, mesmo sendo um iniciante”, expõe Mencaci. Sendo assim, observa-se o impacto no desemprego e na profissionalização. 

Danilo Molaes Crema, CEO do agente de integração Perfil Estagios, acredita no potencial  dessa modalidade sobre os níveis de evasão escolar. “Além de evitar a perda de alunos, o estágio também promove o retorno de estudantes evadidos! O interesse dos indivíduos em descobrir suas vocações, talentos e virtudes é incentivado ao acessar esse tipo de alternativa. Por fim, a regra relaciona a presença nas entidades educacionais resulta em mais educação para o Brasil”, diz o empresário.

Abrir vagas de estágio é uma ação fundamental para fomentar a educação e o mercado de trabalho! 

O presidente da associação ainda explica: combater o crescimento dessa Geração só é possível com a abertura de mais oportunidades para os perfis iniciantes. “As necessidades surgem desde de cedo. Muitos jovens deixam as aulas em busca de um trabalho para manter a casa e, no fim, ficam sem os dois. Quando conseguimos mostrar a conexão entre um e outro e as chances de começar a partir dos 16 anos de idade, esse cenário pode mudar. Por isso, é essencial às organizações ampliarem o seu quadro de estagiários, assim como evitá-los”, finaliza. 

Quem pode contratar estagiários? Como abrir vagas de estágio? 

Conforme a legislação, as organizações privadas, órgãos da administração pública direta,  trabalhadores liberais com nível superior, registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização e os microempreendedores individuais estão habilitados a realizar essa contratação. 

Já para efetivar essas admissões, é primordial contar com um agente de integração. Essas instituições atuam como parceiras da área de recursos humanos. Elas auxiliam em todo o processo administrativo, desde a abertura da vaga até o acompanhamento do contrato e a elaboração de relatórios de atividades ao longo da trajetória do estagiário. A própria Lei de Estágio reforça essa prática. Para encontrar parceiro adequado, basta acessar nossa página de associados e selecionar aquele de acordo com os interesses da sua corporação. 

Você é estudante e está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o  Perfil Estágios é seu aliado nessa busca! Para as organizações em busca de superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *