Estagiários trazem renovação criativa para seu negócio

Esses integrantes são capazes de turbinar a motivação do time

Continuamente, os executivos de todo o Brasil precisam modernizar a operação. Muitas das vezes, faltam ideias para o tamanho da necessidade de implementar novas soluções. Nesse cenário, contratar estagiários pode ser um grande diferencial para os negócios. Afinal, eles são naturalmente conectados e estão em constante aprendizado da sala de aula. Dessa forma, interligar ambas vertentes, tanto a acadêmica quanto a profissional, é a melhor estratégia para a corporação com desejo de se manter ativa no mercado.

O cenário da empregabilidade de jovens atualmente 

Hoje, conquistar a primeira oportunidade no meio corporativo é um desafio para muitos estudantes. Segundo uma pesquisa exposta pela Abres (Associação Brasileira de Estágios), temos 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico, porém apenas 5,2% deles conseguem estagiar. 

Todavia, as perspectivas tendem a melhorar. Segundo o  Ministério do Trabalho e Emprego, no 1º trimestre de 2023, o Brasil tinha 4,88 milhões de jovens desempregados. Porém, esse número foi para 4,62 milhões no mesmo período deste ano, conforme pesquisa da subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, com base na Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O estágio é uma resposta para os estudantes e empresas

De maneira geral, essa faixa etária é a mais prejudicada por conta da falta de experiência. Por isso, o estágio os coloca como os principais alvos da iniciativa. Conforme a Lei nº11.788/2008, basta ter no mínimo 16 anos (sem idade máxima) e “estar regularmente matriculado, frequentando o ensino em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de jovens e adultos”, ou seja, o EJA. 

Costumo dizer como a Lei de Estágio é boa para os estudantes e empresas. Além de outros detalhes, ela também permite a atuação por home office, facilitando a contratação de talentos de qualquer parte do mundo. Logo, a possibilidade de encontrar um perfil ideal para a vaga aumenta consideravelmente. 

A inovação anda em junto ao estágio

Para as corporações em busca de inovação, contar com quem está vinculado ao meio acadêmico é um ganho competitivo. Afinal, a atualização de competências e teorias é constante, facilitando incorporar novos conhecimentos em metodologias já existentes no escopo dos processos empresariais. 

Além do mais, o empreendimento se beneficia de outras formas. Isso porque é capaz de desenvolver o profissional de acordo com suas filosofias e culturas internas, levando em consideração sua missão, visão e valores. Como resultado, é possível agregar e multiplicar o fit cultural do negócio. 

Ademais, há diversos incentivos fiscais para estimular as entidades a abrirem suas portas para os acadêmicos. Entre eles, é possível destacar a isenção de encargos trabalhistas, como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias, tendo em vista a ausência de vínculos empregatícios. 

Enfim, invista em motivação e leve criatividade para o escritório ao contratar estagiários. Para simplificar a questão burocrática e sanar dúvidas quanto ao TCE (Termo de Compromisso do Estágio) e a Lei de Estágio, acesse a lista de agentes de integração associados à Abres. Juntos, aquecemos a economia brasileira e tornamos o futuro mais próspero! 

* Carlos H. Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres). 

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